Saiba para que serve a manta filtrante no processo de filtragem de ar

Publicado em: 20/02/2023

Quando falamos em filtro de ar, não podemos deixar de mencionar as mantas filtrantes. Elas oferecem inúmeras vantagens para o sistema de filtragem, aumentando, inclusive, a sua durabilidade e eficiência. 

mantas filtrantes

Dessa forma, a seguir você vai ver mais detalhes sobre esse item. Veja como ele pode ser útil para o sistema de filtro de ar da sua empresa. E, claro, tenha em mente que na AirLink Filtros Industriais, você encontra mantas filtrantes de extrema qualidade e tem acesso a profissionais qualificados. Assim, sua indústria vai garantir a qualidade do ar, contribuindo para a saúde de todos os colaboradores e ao meio ambiente. 

O que são mantas filtrantes?

Mantas filtrantes são elementos essenciais para sistemas de filtragem de ar. Elas são encontradas em sistemas de ar condicionado, sistemas de HVAC e cabines de pintura, entre outros locais. 

Como o próprio nome já diz, as mantas filtrantes são mantas fabricadas com diversos tipos de matérias-primas. Elas possuem espessuras e gramaturas que variam de acordo com a necessidade de filtragem. 

Assim, essas mantas possuem fibras que são distribuídas homogeneamente em todo o produto. Com isso, o objetivo é reter partículas (geralmente mais grossas) oriundas de processos industriais. 

Ou seja, as mantas filtrantes são importantíssimas para um filtro de ar, por exemplo. Além disso, elas são muito requisitadas na indústria nacional, pois apresentam vantagens únicas. 

E, quando falamos em manta filtrante, devemos destacar que ela é fundamental para a fabricação de filtros de ar variados. Nesse sentido, esse item é responsável pela primeira filtragem do sistema. Ou seja, ele aumenta a qualidade do ar e ajudando na eficiência do sistema de filtragem. 

Praticamente todo tipo de indústria se beneficia com esse componente. Isso inclui, por exemplo:

  • Hospitais;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria alimentícia; 
  • Clínicas médicas; 
  • Indústrias em geral.

Classes de filtragem

As mantas filtrantes possuem várias classes de filtragem. Elas determinam a eficiência de filtragem do componente. Assim, temos os filtros grossos, médios e finos. Os primeiros, por exemplo, são ideais para filtrar partículas mais grossas. Já os últimos, para a filtragem de partículas mais finas. 

Seguindo essa lógica, cada classe de filtragem possui níveis de filtragem. Por exemplo, os filtros grossos são divididos em: G1, G2, G3 e G4 (ABNT). Sempre leve em consideração a capacidade de filtragem do filtro de ar. 

Além disso, as mantas filtrantes podem ser fabricadas em fibra de vidro, fibra sintética ou carvão ativado. Veja algumas considerações sobre cada uma:

  • Fibras de vidro: a retenção de partículas ocorre de forma gradativa, por meio de fios longos de fibra de vidro. É altamente durável e apresenta baixa perda de carga;
  • Fibras sintéticas: constituem em várias camadas de fibras de poliéster. Suas espessuras variam, dependendo da exigência de filtragem do filtro de ar;
  • Carvão ativado: manta em fibra sintética com micro grânulos de carvão ativado. A função é adsorver gases e odores corrosivos e/ou nocivos. 

Então, para saber mais sobre as mantas filtrantes e como ela é primordial para um filtro de ar, converse com a equipe da AirLink. Estamos aptos a auxiliar sua indústria para a escolha dos componentes ideais para uma filtragem eficiente. 



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp