Climatização de ambientes industriais: especificações para área de manipulação de alimentos

Publicado em: 15/08/2019

Dentro do mercado industrial nacional e internacional, poucas áreas são mais criteriosas em relação à climatização de ambientes industriais quanto à área de manipulação de alimentos. E nem poderia ser diferente. As indústrias alimentícias trabalham em exigência máxima de qualidade em vários aspectos, como em relação à qualidade do ar, refrigeração e tudo mais que envolve a climatização de um ambiente.

Isso acontece porque são negócios que trabalham com produtos muito sensíveis, os alimentos. E há muita variação de propriedades físicas e químicas na composição de cada tipo de alimento. Logo, uma climatização deficiente pode prejudicar diretamente a qualidade dos alimentos e toda a cadeia produtiva de uma grande empresa, que lida com centenas de colaborares e fornecedores, além de milhões de consumidores finais.

Mas, e em relação às cozinhas industriais tão comuns em indústrias dos mais variados segmentos? A climatização tem a mesma importância ou existem outras regulamentações que tratam do assunto? Descubra na sequência do post de hoje, aqui no blog da AirLink!

Como a climatização de ambientes industriais funciona em cozinhas industriais?

Em todo o território nacional há uma portaria que trata especificamente do tema, a CVS 05/13, focada no controle de vigilância sanitária. Em seu texto, alguns pontos são essenciais para entendermos a importância da climatização de ambientes que lidam com a manipulação de alimentos, como em cozinhas industriais. Confira:

Seção VIII Ventilação Art. 92.

A circulação de ar poderá ser feita, através de ar insuflado filtrado ou através de exaustão. O fluxo de ar deve ser direcionado da área limpa para a suja. Os exaustores devem possuir telas milimétricas removíveis para impedir a entrada de vetores e pragas urbanas. Periodicamente, os equipamentos e filtros devem sofrer manutenção e higienização.

Art. 93.

Não devem ser utilizados ventiladores e climatizadores com aspersão de neblina sobre os alimentos, ou nas áreas de manipulação e armazenamento.

Já pensando na indústria de alimentos em si, o recurso é permitido, tanto que há na RDC 275/02 da ANVISA a posição abaixo:

1.14.3 Ambientes climatizados artificialmente com filtros adequados.

1.14.4 Existência de registro periódico dos procedimentos de limpeza e manutenção dos componentes do sistema de climatização (conforme legislação específica) afixado em local visível.

Conforto aos colaboradores

Além da questão dos alimentos em si, a climatização de ambientes industriais também faz a diferença quando pensamos no conforto dos colaboradores, principalmente de quem trabalha diretamente em cozinhas industriais com fogões e fornos que naturalmente elevam a temperatura do local.

A climatização de cozinhas industriais é fundamental para proporcionar maior bem-estar, diminuindo os impactos do calor excessivo no dia a dia e fazendo com que cada pessoa trabalhe com mais tranquilidade. Com isso, a produtividade do setor não é afetada e o restante da empresa também colhe os benefícios, já que as refeições continuarão sendo preparadas conforme as exigências da vigilância sanitária e sempre no horário correto.

Todavia, nunca é demais relembrar, os aparelhos de ar-condicionado de cozinhas industriais e outras áreas de manipulação de alimentos devem passar por constantes vistorias, principalmente em relação à qualidade dos filtros de ar. É essencial que todo e qualquer aparelho trabalhe somente com filtros em perfeito estado de conservação, que cumpram de fato sua função de reter partículas de pó, gases e outros elementos noviços à saúde e à própria qualidade do ar.

Precisando trocar os filtros de ar dos aparelhos de sua cozinha industrial? A AirLink está ao seu lado e oferece linhas completas de altíssimo padrão para atender 100% de suas necessidades. São vários modelos de filtros, mantas filtrantes, elementos filtrantes e muito mais!

Entre em contato hoje mesmo para conhecer os produtos, preços e condições. CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail ou ligue para (11) 5812-0013 | 5667-7089.

Crédito: SeventyFour / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto