Saiba o que são mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar condicionado

Publicado em: 17/02/2018

iStock / Getty Images Plus / Chet_W Para garantir o melhor funcionamento do ar-condicionado, é preciso estar sempre atento às manutenções preventivas e às recomendações do fabricante, além de conhecer os principais mitos e verdades sobre o funcionamento do aparelho.

Uma das maiores preocupações na hora de instalar um ar-condicionado em determinado ambiente diz respeito ao consumo de energia que este aparelho pode representar. Vale destacar, entretanto, que muitas vezes é o uso inadequado e a falta de conhecimento a respeito do funcionamento do dispositivo que levam ao aumento do consumo de energia.

Por isso, é preciso sempre estar atento para as manutenções preventivas, além de sempre executar a manutenção corretiva do sistema de ar condicionado e estar atento às recomendações fornecidas pelo fabricante do equipamento. Também vale a pena conhecer os principais mitos e verdades sobre o funcionamento e o consumo de energia desse equipamento. Confira:

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

Ligar e desligar o equipamento reduz o consumo de energia?

Mito. Se você ligar e desligar o ar-condicionado com frequência, certamente haverá um aumento nos gastos com energia. Isso porque a energia usada para iniciar o equipamento e refrigerar um ambiente quente é bem maior do que a necessária para manter o ambiente constantemente resfriado.

Existe um tipo certo de equipamento para cada tipo de ambiente?

Verdade. Cada ambiente requer um tipo de aparelho, pois cada local possui um tamanho, uma intensidade e um fluxo de pessoas diferentes.

Deixar a janela aberta com o ar ligado aumenta o consumo de energia?

Verdade. Deixar as janelas e portas abertas, ao mesmo tempo em que o ar-condicionado está ligado, aumenta o consumo de energia e ainda pode prejudicar o funcionamento do equipamento. O ideal é sempre fechar bem todas as janelas e portas quando for utilizar o ar-condicionado, de modo a preservar o aparelho e garantir economia de energia.

Não realizar a manutenção dos filtros evita gastos desnecessários de energia?

Mito. O ideal é que a manutenção dos filtros de ar seja realizada mensalmente, de modo a impedir o aumento no consumo de energia e a proliferação de partículas contaminantes que podem ser nocivas à saúde humana.

A temperatura interfere no consumo de energia?

Verdade. O correto é manter o ar-condicionado sempre em uma temperatura média de 23 a 25 graus, uma vez que utilizá-lo em temperatura máxima ou mínima pode fazer com que o aparelho trabalhe mais que o necessário e acabe aumentando o consumo de energia.

Dica importante: para evitar gastos desnecessários com o ar-condicionado, é fundamental realizar periodicamente a manutenção e limpeza do equipamento, bem como fazer a troca dos filtros de ar. Além de economizar, você aumentará o rendimento do aparelho e prolongará a sua vida útil. Para evitar que esses imprevistos aconteçam, você pode contar com os serviços da Airlink, empresa especializada em filtros com o melhor custo-benefício do mercado.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp