A relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho

Publicado em: 19/07/2017

© Depositphotos.com / unkas A ventilação industrial é essencial para fazer o controle dos contaminantes e partículas nocivas presentes no ar.

A ventilação industrial é um sistema mecânico de renovação do ar que realiza a movimentação do ar dentro de um ambiente por meio de ventiladores. Trata-se de uma solução muito utilizada pelas indústrias para remover as substâncias contaminantes presentes em um determinado local e trazer ar limpo para o recinto.

Este sistema é constituído por ventiladores (axiais e centrífugos), dutos (insuflamento ou exaustão), dampers, filtros de manga ou filtro plano, coletores de contaminantes e abafadores de ruídos.

Embora existam diferentes tipos de sistemas de ventilação industrial, todos os modelos são capazes de atender às necessidades de filtragem de ar do ambiente, além de auxiliar no controle da temperatura do local. Desse modo, é possível garantir conforto térmico e proporcionar segurança e saúde às pessoas que frequentam o espaço, fazendo com que os equipamentos e materiais de trabalho também sejam mais limpos e seguros.

Ventilação industrial e segurança do trabalho

Dentro das indústrias, esse sistema faz o controle dos contaminantes e partículas nocivas presentes no ar, resultantes dos processos produtivos do local, tais como: poeira, gases, vapor, fumaças, solventes, entre outros tipos de substâncias que podem prejudicar o sistema respiratório dos trabalhadores e provocar doenças e danos permanentes à saúde.

Esse sistema é normalmente utilizado quando a indústria não possui entrada de ar suficiente para promover a troca de ar exigida pela ABNT e, justamente por isso, seu uso é essencial para manter a segurança do trabalho, uma vez que é muito importante que o ambiente esteja de acordo com as condições estabelecidas pelas normas.

Aqui no Brasil existem algumas normas especificas que tratam da qualidade do ar interno para as indústrias, responsáveis por tornar fundamental a utilização do sistema de ventilação para o bem-estar dos trabalhadores. São elas:

  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e Operações Insalubres – Anexo 3: trata dos limites de tolerância para a exposição ao calor;
  • Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e Operações Insalubres – Anexo 11: trata das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.

Benefícios da ventilação industrial para segurança do trabalho

  • Maior conforto térmico;
  • Aumento na produtividade;
  • Diminuição dos custos;
  • Redução na taxa de abstenção;
  • Renovação do ar quente e contaminado dentro do ambiente;
  • Melhor qualidade do ar interno.

Referências para as Normas Regulamentadoras:

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15_anexoIII.htm

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15_anexoXI.htm

https://www.ifsudestemg.edu.br/sites/default/files/NR-15%20Anexo-11%20-%20Agentes%20Qu%C3%ADmicos%20Limites%20de%20Toler%C3%A2ncia.pdf

http://www.cursosegurancadotrabalho.net/2013/07/NR15-Anexo-3-Limites-de-Tolerancia-para-exposicao-ao-Calor.html



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp