Nas cabines de pintura, o cuidado para entregar o melhor resultado nunca é visto como excesso. Os filtros de ar, por exemplo, são elementos primordiais para garantir qualidade na pintura e evitar problemas tanto para o processo de pintura quanto para os colaboradores.
Neste artigo, vamos explorar todo o processo realizado nessas cabines, qual a relevância dos filtros para uma excelente pintura e quais as melhores opções de investimento para garantir os bons resultados.
Acompanhe!
Nas cabines de pintura, o foco é realizar a aspiração e filtragem do processo de coloração do veículo. Feito com pistolas manuais ou automáticas, o procedimento deve ser feito conforme as leis de trabalho e ambientais, além de entregar um resultado eficiente.
É justamente nessa necessidade de adequação e qualidade que entram os filtros de ar. Eles são os responsáveis pela qualidade do ar, componente importante para os resultados esperados.
A qualidade do ar contribui para a vida útil, desempenho da cabine, desenvoltura e finalização do processo.
Entenda como os filtros de ar auxiliam nas cabines de pintura:
Uma cabine de pintura é um ambiente fechado. No interior, são realizadas as pinturas dos veículos. O espaço pode ser equipado com itens de secagem, iluminação e até mesmo isolamento térmico e acústico. Isso tudo colabora para um veículo com excelente pintura.
Para tudo correr bem e o resultado ser bem-sucedido, é preciso alguns componentes nos sistemas de filtragem.
Desta forma, surge a pergunta: em que momento entram os filtros de pintura e como funcionam na prática? A resposta está no sistema de pressão e fluxo de ar que envolve tanto a exaustão quanto a aspiração.
Para reter as micropartículas de tinta e bloquear sujeiras, as vitrines têm, de um lado, os filtros de entrada e, do outro, os de saída. Este, focado na aspiração, aquele, focado na exaustão.
A eliminação de substâncias tóxicas na cabine de pintura é o principal propósito de um exaustor, considerando especialmente o elevado nível de contaminação presente nesse ambiente industrial.
A complexa dinâmica operacional da cabine contribui significativamente para essa contaminação.
No processo de pintura, a cabine é projetada para garantir que nenhuma partícula externa interfira no resultado, o que aumenta a concentração de elementos nocivos e poluentes no ambiente confinado.
O sistema de exaustão desenvolvido para cabines de pintura é essencialmente composto por um mecanismo de correias e polias de alumínio, que trabalham em conjunto para aspirar o ar contaminado da cabine.
Um motor, estrategicamente posicionado para evitar contato direto com o fluxo de ar, impulsiona esse processo de aspiração, com o objetivo primordial de purificar o ambiente ao eliminar o ar contaminado.
Como vimos, a pintura realizada nas cabines envolve vários procedimentos e elementos. Os filtros de ar estão envolvidos nos principais processos que ocorrem nessas máquinas.
Desde a entrada de ar, mais especificamente entre a primeira camada e o próprio filtro, podemos contar com três soluções diferentes de filtragens para reter as partículas remanescentes que passem de um processo para o outro.
Já no caminho de saída do ar, as soluções são encarregadas de absorver e reter a névoa da tinta e seus poluentes. Para entender melhor o trabalho desses itens, trouxemos abaixo os principais filtros de ar usados em cabines de pintura.
O uso de filtros em mantas é essencial para capturar partículas sólidas suspensas no ar e para manter a temperatura confortável do ambiente. Esses produtos são fabricados em uma variedade de materiais, dependendo de sua aplicação específica.
Por exemplo, as mantas feitas de fibra de vidro são projetadas para reter gradualmente as partículas e têm uma capacidade significativa de acumulação de tinta.
Por outro lado, as mantas com filtros de carvão ativado são empregadas para neutralizar o odor da tinta após os estágios iniciais de filtragem.
Esses produtos são conhecidos por sua resistência química e sua capacidade de não absorver umidade do ambiente circundante, o que significa que podem filtrar o ar na cabine de pintura sem afetar o nível de umidade desejado.
Além disso, oferecem uma excelente durabilidade ao longo do tempo.
Utilizados para a exaustão dentro de cabines de pintura, esses filtros de ar de cartão plissado desempenham um papel crucial na retenção de partículas de tinta, especialmente aquelas geradas durante o processo de overspray.
Operando com base no princípio da inércia, esses filtros induzem uma mudança na direção do ar, fazendo com que as partículas de tinta sejam capturadas nas paredes do material plissado.
Outra função desse tipo de filtro é permitir que as partículas mais densas se separem do fluxo de ar principal e se depositem na superfície do filtro.
Feito com papel Kraft 100% celulose, o filtro de cartão plissado é projetado para garantir uma eficiente filtração das partículas indesejadas no ambiente da cabine de pintura.
Conhecido como multibolsas, esse tipo de filtro é caracterizado pela sua capacidade de filtragem em várias classes. Geralmente composto por microfibras sintéticas inertes, as quais não apresentam toxicidade nem propriedades cancerígenas, o filtro é estruturado em forma de bolsas para reter uma ampla gama de partículas.
Sua principal vantagem reside na extensa área de filtragem que oferece, tornando-o ideal para ambientes com elevada concentração de partículas suspensas.
Composto por poliéster e microgrânulos de carvão, esses filtros são amplamente empregados na purificação do ar e no controle geral de poluentes. Em aplicações como cabines de pintura, esses filtros desempenham um papel adicional crucial, retendo os odores provenientes das tintas utilizadas durante o processo de pintura.
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