A manutenção preventiva tem como principal objetivo a prevenção do equipamento contra possíveis falhas ou paradas inesperadas. Esse tipo de serviço é uma intervenção prevista, preparada e programada para inspeção, realização de ajustes que visam a conservação e eliminação dos defeitos, a fim de evitar problemas.
A falta de manutenção preventiva nos equipamentos de ar condicionado pode trazer uma série de problemas para o ambiente e para a saúde das pessoas, tais como: a diminuição da renovação do ar, o acúmulo de sujeira e o aparecimento de fungos e bactérias — ainda mais se o local for fechado e não existir nenhum tipo de circulação de ar.
Os problemas ocasionados pela falta de manutenção podem ir desde o mau funcionamento do equipamento, implicando em consumo excessivo de energia, além de falhas ou quebras repentinas. Também pode ocorrer o surgimento de problemas de saúde como doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.
Visando garantir a qualidade ar dentro dos ambientes, o Ministério do Trabalho criou a Portaria 3.523/98, que estabelece a realização da manutenção e limpeza dos sistemas de ar condicionado. A Resolução 176/00 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por sua vez, define padrões referenciais para a qualidade do ar interno em ambientes de uso público e coletivo, bem como os métodos a serem empregados pelas vigilâncias sanitárias no que diz respeito à fiscalização da qualidade do ar.
Além disso, a Anvisa firma um prazo para a manutenção e limpeza que deve acontecer mensalmente e de cada componente presente no ar-condicionado que deve ser realizada da seguinte forma:
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano de Oliveira RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!