Veja a norma para pressurização de escada de incêndio e como os filtros são essenciais na atividade

Publicado em: 06/10/2021

A pressurização de escadas de incêndio tem uma norma fundamental. Ela garante a plena segurança de qualquer edificação, seja ela comercial ou residencial. Ao obedecer a esse requisito, os prédios ficam livres de impurezas e de gases tóxicos em caso de incêndio. Isso que é algo muito importante no contexto do cumprimento um plano de ação para a evacuação de pessoas nessas situações.

Assim, ao dispor de um sistema de pressurização que contenha filtros de ar dentre os seus componentes, as edificações cumprem as instruções técnicas dos Corpos de Bombeiros em todo o país.

Veja a seguir mais detalhes sobre a pressurização de escada de incêndios e sua norma a seguir. Veja também como a aquisição de filtros de ar é um aspecto essencial para a montagem de sistemas com a maior capacidade de dissipação da fumaça e de toxinas oriundas de incêndios.

Como os filtros atuam no sistema de pressurização de escadas e sua norma

Os filtros de ar são um dos componentes mais importantes dos sistemas de pressurização de escadas. Esses componentes foram projetados para fornecer a segregação das partículas de poeira e de gases que são fortemente prejudiciais à saúde em situações de emergência. Assim, em caso de incêndio, o filtro bloqueia a fumaça que iria para as escadas. Isso dá a chance de uma fuga segura da edificação.

Esses sistemas têm componentes que também servem para o filtro de pó ou gordura que exige filtro lavável e recuperável. Além do filtro, ainda é composto de ventilador com fonte de energia independente, painéis e venezianas.

A partir do momento em que ocorre a emergência, o ar é captado em um ambiente externo e insuflado para o interior das escadas por meio de dutos e grelhas em todos os andares. Assim, o ambiente permanece seguro, sob pressão positiva, até que a evacuação seja efetuada.

Entretanto, os filtros de ar da Airlink não servem somente para essa finalidade. Veja outras aplicações desse tipo de produto:

  • Coifa de Cozinha;
  • Tomada de ar externo;
  • Sistema de ventilação;
  • Pré- filtragem para filtros grosso, médio, fino e absoluto;
  • Névoa de óleo industrial;
  • Por fim, indústrias siderúrgicas.

A sua Classe de filtragem é G1 (ABNT) conforme NBR 16101:2012.

A AirLink é referência em filtros de ar para os mais diversos tipos de ambientes

Além de contar com os melhores filtros do mercado, a empresa também disponibiliza aos seus clientes o suporte técnico necessário para a escolha do produto que melhor atende às suas necessidades.

Essa assistência também é possível de ser solicitada também para situações de manutenção. Isso garante aos equipamentos total conformidade com as normas de segurança que regem o setor.

Veja a lista de filtros fabricados pela Airlink e entre em cada link para saber as principais especificações de cada um deles:

 

Entre em contato com um de nossos representantes e conheça mais o conjunto de serviços de qualidade que a Air Link tem a oferecer.



confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto