Saiba como a filtragem de ar garante a integridade da biossegurança hospitalar

Publicado em: 22/09/2021

Hoje vamos falar sobre a biossegurança hospitalar. Este ambiente é um espaço que, em situações normais, já necessita de uma atenção especial em relação à filtragem de ar.

Isso por conta da circulação de muitos tipos de bactérias, fungos, vírus, partículas e outros microrganismos. Nesse sentido, a biossegurança hospitalar precisa ser prioridade nesse tipo de ambiente.

Com a pandemia da Covid-19, que chegou ao Brasil no começo de 2020, essa questão se tornou ainda mais importante. As medidas de higiene em hospitais se intensificaram e novos protocolos foram adotados.

Se, antes, alguns cuidados eram deixados de lado, hoje, isso não pode acontecer. Qualquer tipo de negligência nesse sentido pode comprometer todo o ambiente e custar vidas.

Diante disso, alguns itens são essenciais para a biossegurança hospitalar e, muitas vezes, podem passar desapercebidos. Assim, os filtros de ar são elementos muito importantes e precisam de atenção redobrada na pandemia. A seguir, vamos saber mais sobre sua função em hospitais.

Entendendo a importância da filtragem de ar

Quando falamos em biossegurança hospitalar, nos referimos a um ambiente limpo, arejado e bem climatizado. Isso evita a propagação de doenças e garante a segurança de todos que frequentam esses locais, incluindo os profissionais de saúde.

Existem diversas normas, incluindo algumas leis, que garantem a biossegurança hospitalar. Dentro desse processo, o ar condicionado é essencial em todo ambiente hospitalar. Mas, acima de tudo, é importante ficar atento aos filtros de ar.

Existem vários tipos de filtros e cada um serve para determinado ambiente, de acordo com o tipo de partículas que se encontram no ar. Os filtros, dessa forma, são importantes pois:

  • São responsáveis pela limpeza e purificação do ar em hospitais;
  • Ajudam a diminuir as impurezas presentes no ar;
  • Por isso, o risco de contaminação diminui;
  • Em relação à Covid-19, ajuda a frear a propagação do vírus, mantendo o ambiente arejado e, o mais importante, com ar limpo;
  • Além disso, ajudam a preservar a saúde de pessoas que permanecem por mais tempo nos hospitais, incluindo médicos, enfermeiros e pacientes internados.

Filtragem de ar como aliada à biossegurança hospitalar

A filtragem de ar é uma das grandes aliadas à biossegurança hospitalar. Porém, é preciso utilizar o material certo para cada ambiente. Além do mais, questões como manutenção e instalação correta são essenciais para que o ambiente hospitalar seja beneficiado com isso.

Em tempos de Covid-19, os hospitais são lugares que circulam muitas pessoas com o vírus ou com a suspeita da doença. Então, é importante manter os aparelhos de ar condicionado sempre em ótimo estado e isso inclui os filtros.

Os vários tipos de filtros disponíveis no mercado possuem diferentes níveis de tratamento do ar. Por isso, no momento de utilizá-los, é preciso identificar, principalmente, o tipo de partícula. Alguns ambientes podem exigir filtros diferenciados:

  • Bloco cirúrgico;
  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
  • Sala de recuperação;
  • Enfermaria e pronto-socorro;
  • Sala de espera;
  • Consultórios;
  • E também os espaços destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, incluindo a triagem.

Assim, cada tipo de ambiente pode exigir um filtro de ar diferente, para garantir a total biossegurança hospitalar.

Dessa forma, a AirLink Filtros Industriais conta com uma ampla variedade de filtros, para diversos ambientes. Além disso, oferecemos serviços de manutenção e buscamos sempre a melhor solução para o cliente. Entre em contato conosco, conheça nossos produtos e tire todas as dúvidas sobre a importância da biossegurança hospitalar.



confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto