A importância dos filtros de ar como parte dos Equipamentos de Proteção Coletiva de Laboratório

Publicado em: 27/12/2017

Wavebreakmedia / iStock / Getty Images Plus Os filtros de ar são extremamente importantes nos laboratórios, por proporcionar a proteção, segurança e bem-estar adequados ao ambiente e aos profissionais.

Os laboratórios são áreas onde são encontrados diversos tipos partículas contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde dos profissionais. Por este motivo, é muito importante que esses locais contem com um sistema adequado de filtração de ar para que, assim, seja possível proporcionar a proteção das pessoas que trabalham neste tipo de ambiente.

Com a função de proporcionar a proteção, segurança e bem-estar dos colaboradores que atuam em laboratórios, os filtros de ar são considerados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Esses dispositivos são utilizados dentro das Cabines de Segurança Biológica e Capelas de Fluxo Laminar, destacando-se como equipamentos essenciais para reduzir e/ou eliminar os riscos presentes no ambiente laboral.

Vale destacar que os Equipamentos de Proteção Coletiva têm como principal objetivo preservar o trabalhador e as demais pessoas presentes em um determinado ambiente, o que inclui os laboratórios. Os EPCs precisam estar bem sinalizados e ser de fácil acesso aos profissionais.

Equipamentos de Proteção Coletiva nos laboratórios

Cabines de segurança biológica

A cabine de segurança é usada em ambientes laborais para filtrar o ar e proteger os profissionais de substâncias contaminantes presentes. Esse equipamento de proteção coletiva, possui um sistema de filtragem de alta eficiência, de forma a renovar 100% do ar do local. O filtro mais utilizado é o Absoluto HEPA, que possui uma eficiência de filtragem de 99,93% para partículas de 0,3 μm, eliminando os contaminantes existentes no ar e preservando o bem-estar e a saúde dos profissionais.

A cabine de segurança biológica pode ser classificada em três tipos:

  • Classe I: pouco utilizada nos dias atuais por mão ser tão eficiente e por não promover a proteção adequada para o ambiental laboral;
  • Classe II: tipo mais utilizado nos laboratórios atualmente, sendo composto por dois filtros HEPA, um para exaustão e outro para insuflamento, garantindo a proteção adequada do ambiente e dos profissionais ali presentes;
  • Classe III: esse tipo de cabine é totalmente fechado e necessita estar instalado em um ambiente controlado para ser operado corretamente. São geralmente utilizados em laboratórios de contenção, onde são manipuladas apenas substâncias de classes de risco 3 (bactérias, fungos e vírus) ou 4 (vírus e micoplasmas).

Capela de fluxo laminar

A capela de fluxo laminar é usada dentro dos laboratórios com o objetivo de promover 100% da recirculação do ar, para que o ambiente não sofra a contaminação do meio externo e garantir a proteção das amostrar manipuladas pelos profissionais.

Esse equipamento pode ser dividido em duas categorias:

  • Fluxo laminar horizontal: composto por um filtro HEPA, permitindo que o ar seja 100% renovado;
  • Fluxo laminar vertical: composto por um filtro Absoluto HEPA, a capela oferece ao profissional a proteção adequada para que não haja a presença de partículas contaminantes no ambiente.

Para garantir a proteção coletiva dentro dos laboratórios a AirLink Filtros oferece os melhores filtros de ar do mercado e eficiência comprovada. Nossos filtros são capazes de promover ar puro com toda a excelência e qualidade, para que o ambiente laboral fique livre de contaminantes.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp