Criado em 1998 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Plano de Manutenção, Operação e Controle, conhecido pela sigla PMOC, é uma exigência criada para manter a qualidade do ambiente profissional e preservar a saúde de todos os trabalhadores. Desde o ano passado, todas as empresas – sejam privadas ou públicas – precisam manter um PMOC do ar condicionado.
Isso se tornou uma obrigatoriedade e virou lei federal porque a falta de manutenção em um sistema de ar condicionado pode trazer sérias consequências para as pessoas. De acordo com o que é estabelecido pelo PMOC, só um técnico especializado pode determinar datas de inspeção e limpeza para o equipamento. Abaixo, algumas das periodicidades possíveis:
O PMOC se aplica a todos os sistemas de ar condicionado com potência maior que 60 mil BTU e prevê que sua manutenção seja feita a partir da análise do estado do equipamento, considerando suas funcionalidades e a sujeira já retida, por exemplo. Caso necessário, o equipamento pode ser retirado para ser desmontado, limpo nos dutos e grelhas e lubrificado no motor da ventoinha.
Em geral, os PMOCs estabelecem a obrigatoriedade da inspeção visual do estado de limpeza, a remoção de sujeiras e produtos biodegradáveis e a manutenção cotidiana dos filtros. Um responsável técnico certificado pelo CREA deve descrever as atividades, datas de manutenção e recomendações em caso de emergência para o equipamento, além de outros registros.
Esse engenheiro responsável deve coletar e analisar dados e indicadores sobre sistema e preencher uma planilha com as informações, indicando as falhas, o índice de sujeira e os diversos outros fatores especificados e exigidos pelo PMOC do ar condicionado em questão.
Entre os documentos obrigatórios do Plano de Manutenção, Operação e Controle estão: o projeto principal; memorial descritivo; manuais para operar o equipamento e a manutenção. É descrito também o número de presentes nos ambientes, a carga que o equipamento suporta e a atividade executada no local refrigerado.
Cada município fiscaliza as empresas por meio de sua própria vigilância sanitária e, nos casos mais extremos de descumprimento, as multas podem chegar a até R$ 200 mil. Além disso, em ambientes que necessitam de climatização e filtros absolutos, como EPA, HEPA e ULPA, que possuem como principal atributo seu alto nível de eficiência, que pode chegar a quase 100%, continuam valendo as normas e regulamentos específicos da ABNT.
A AirLink Filtros é uma empresa especializada no mercado, que trabalha com a instalação e manutenção de mantas filtrantes, filtros de ar, filtros de água e em equipamentos para filtragem em geral. Atendemos diversos segmentos do mercado, como os setores alimentício e automotivo, empresas que trabalham com cabines de pintura, edifícios comerciais, empresas de eletroeletrônicos, hospitais, laboratórios e metalurgia em geral.
A AirLink Filtros conquistou o reconhecimento do público contando com uma ampla variedade de filtros, oferecendo aos clientes diversas possibilidades de escolha e atendimento sob medida para atender qualquer exigência por meio da dedicação de profissionais qualificados, que contam com experiência e ideias inovadoras.
Temos o melhor custo-benefício do mercado e oferecemos assistência técnica que dura até a manutenção dos produtos. Nossa meta é manter uma relação sólida com nossos clientes, indicando soluções ágeis e personalizadas. Clique aqui, conheça melhor nossos produtos ou solicite a visita de um dos nossos representantes. Respire tranquilo, AirLink Filtros está no ar!
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano de Oliveira RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!