PMOC para escolas e outras instituições de ensino: como fazer um projeto para o ambiente?

Publicado em: 09/09/2020

Manter a boa qualidade do ar é fundamental para o aprendizado de alunos e para o conforto e bem-estar de todos

Verificar com atenção redobrada a qualidade do ar em locais com grande fluxo de pessoas é uma das medidas mais importantes para garantir conforto, bem-estar e saúde para todos. Dentro deste cenário, o PMOC para escolas e outras instituições de ensino também é fundamental. E no post de hoje, aqui no blog da AirLink Filtros, você confere como é possível fazer um projeto para o ambiente de acordo com as suas necessidades. Continue a leitura.

O que você precisa saber sobre PMOC para escolas e outras instituições de ensino

  • O que é PMOC? Trata-se da sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle para verificação e manutenção da qualidade do ambiente profissional e para preservar a saúde das pessoas.
  • Periodicidade: um dos pontos mais importantes do PMOC é em relação aos períodos de inspeção que devem ser respeitados. São eles:
    • Semestral: inspeção recomendada para realizar a manutenção de prevenção e correção em imóveis residenciais.
    • Bimestral: inspeção recomendada para realizar a manutenção de prevenção e correção em escritórios.
    • Mensal: inspeção recomendada para realizar a manutenção de prevenção e correção em empresas.
  • Escolas e instituições ensino: tal exigência criada em 1998 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), também pode ser aplicada também em escolas e instituições de ensino. Veja os principais pontos de atenção:
    • Estudo prévio: é preciso, primeiramente, realizar um estudo prévio antes de instalar os aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, biblioteca, salas de professores e demais ambientes da instituição de ensino. Dentro de uma boa análise, devem ser observados pontos como a quantidade esperada de pessoas nos ambientes, quantidade de aparelhos de climatização necessários e a influência do clima da região.
    • ANVISA: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina a criação de um PMOC em ambientes onde a somatória de BTUS ultrapassa o nível de 60 mil, considerando todos os aparelhos de ar-condicionado.
    • Multa pesada: a escola ou instituição de ensino que não seguir a recomendação da ANVISA pode ser multada em até 200 mil reais. A fiscalização é rigorosa, justamente para que seja preservada a qualidade do ar e a saúde de alunos, professores e funcionários.

Benefícios do PMOC para escolas e outras instituições de ensino

Em um ambiente de ensino com temperatura controlada e boa qualidade de ar, a produtividade dos alunos tende a aumentar com o passar do tempo, afinal um ambiente climatizado reduz o estresse e a ansiedade, de acordo com estudos da área. A capacidade de concentração também é impulsionada.

Ainda no campo dos estudos, conforme dados do grupo DN Qualindoor, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), um ambiente de ensino com péssima qualidade do ar pode reduzir em até 15% a capacidade de aprendizado.

Já no campo das finanças das escolas e instituições de ensino, o PMOC também garante boa economia com o passar do tempo, afinal os custos com manutenções corretivas (mais elevados) são reduzidos drasticamente.

Fale com a AirLink Filtros!

A AirLink Filtros é uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto. Comprove hoje mesmo: fale com um dos nossos especialistas!



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp