O papel de filtros de ar em um sistema de exaustão para farmácia de manipulação

Publicado em: 26/09/2018

iStock / Getty Images Plus / xubingruo Durante a manipulação das substâncias usadas em uma farmácia, pode haver liberação de partículas capazes de contaminar os trabalhadores e os medicamentos. Por isso, é essencial que este local conte com um tratamento de ar adequado.

Uma farmácia de manipulação é responsável por preparar medicamentos de maneira personalizada e individualizada, seguindo as necessidades particulares de cada cliente e de acordo com receitas prescritas por profissionais de saúde. Trata-se de um estabelecimento que lida com a saúde e bem-estar de pessoas e animais e, portanto, deve ser repleto de cuidados que visam evitar a contaminação dos produtos.

A instalação de um sistema adequado de exaustão e filtração de ar é uma das principais medidas que devem ser adotadas por uma farmácia de manipulação. Por meio da filtração e eliminação de agentes contaminantes e partículas suspensas no ar, esse sistema proporciona a proteção, segurança e bem-estar dos colaboradores, além de garantir que os medicamentos produzidos estejam em perfeitas condições de consumo.

Qual a importância do tratamento do ar?

Durante a manipulação das substâncias utilizadas no laboratório farmacêutico, pode ocorrer a liberação de partículas invisíveis aos olhos humanos. Essas partículas se acumulam no ambiente e podem causar problemas de saúde nos operadores e contaminar os demais medicamentos.

Para evitar que isso aconteça, é necessário capturar essas partículas por meio de um sistema de exaustão que atua diretamente no local de origem da liberação dessas substâncias. A norma para manipulação das substâncias prevê, ainda, a projeção de salas dotadas de antecâmaras individuais que criam uma barreira física para as partículas. Essas antecâmaras são dotadas de sistema de pressão negativa, que faz com que o fluxo de ar seja sempre de fora para dentro, evitando a contaminação de outros ambientes.

Além das partículas associadas às substâncias manipuladas, a presença das pessoas que trabalham na farmácia implica na existência de diversos microrganismos que também estão associados a contaminações. Por isso, é fundamental que o local conte com um sistema de climatização que controle a temperatura, umidade, presença de micropartículas e garanta a renovação do ar.

O papel do filtro de ar em uma farmácia de manipulação

Para induzir a troca de ar, é preciso que haja a combinação do sistema de exaustão e de insuflamento. Por meio da exaustão, uma quantidade de ar é retirada do ambiente, enquanto o ar novo entra pelas frestas. O processo de insuflamento é usado justamente para injetar ar novo no ambiente.

O filtro de ar é um equipamento que possui um elemento filtrante que impede a entrada de poeira ou de qualquer outro tipo de partícula no ambiente. O papel do filtro de ar é garantir a qualidade desse fluxo de renovação, capturando e filtrando partículas sólidas disseminadas no ar. Assim, o sistema exaustor para farmácia de manipulação inibe o lançamento de substâncias tóxicas e que representem riscos de contaminação no meio ambiente.

A AirLink Filtros oferece filtros de ar com o melhor custo-benefício do mercado, oferecendo assistência técnica não apenas durante a instalação, mas em processos de manutenção sempre que necessário. Entre em contato conosco e solicite a visita de um de nossos representantes!

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto