Mais do que conforto térmico: a importância da manutenção HVAC para ambientes

Publicado em: 08/07/2020

Os benefícios da manutenção HVAC em ambientes residenciais, industriais e comerciais são claros e só aumentam com o passar do tempo

Nunca leu ou ouviu falar sobre HVAC? Explicamos: é uma sigla que significa “Heating, Ventilation and Air Conditioning”. Em bom português, “Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado”, um processo que considera três mecanismos para uma climatização mais eficiente, um conforto climático no ambiente de residências, indústrias, apartamentos, escritórios e até mesmo comércios. E como em todo sistema de climatização, a manutenção HVAC é primordial para assegurar seu bom funcionamento durante muito tempo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da AirLink Filtros!

Manutenção HVAC: principais benefícios

  • Eficiência: a manutenção HVAC pode reduzir em até 20% o “esforço” que o sistema de climatização precisa fazer para funcionar adequadamente no dia a dia. O que acontece é que com o passar do tempo, o sistema coletará e acumulará sujeira e os mais variados componentes no ar e isso interfere diretamente na sua eficiência. Quando ocorre a manutenção periódica, da forma adequada, há menos pressão sobre o sistema e a consequente melhora no desempenho.
  • Reparos: ao planejar periodicamente as manutenções HVAC, você reduzirá consideravelmente as chances de reparos emergenciais e mais custosos com o passar do tempo. A explicação é bem simples: os técnicos que realizam a manutenção HVAC consegue identificar o desgaste das peças e todo o funcionamento do sistema, podendo assim sugerir substituições pontuais e preventivas que são, invariavelmente, mais baratas.
  • Qualidade do ar: com a limpeza rotineira do sistema de climatização, o ar do ambiente que é alimentado pelo HVAC apresenta melhora na qualidade, já que poeira, sujeira em geral e outros componentes são eliminados. Evitará também a introdução de alérgenos no ambiente. o que contribui diretamente para o bem-estar e saúde de todos, já que diminuirá consideravelmente a chance de problemas respiratórios.
  • Conta de energia: todo sistema de climatização que funciona adequadamente, sem sobrecarga do sistema, consome menos energia e isso pode representar uma boa economia no final do mês, principalmente quando pensamos em grandes sistemas, como os instalados em indústrias.
  • Vida útil: como não poderia ser diferente, este é outro grande benefício da manutenção HVAC. A manutenção preventiva periódica é diretamente relacionada à vida útil de qualquer equipamento. Com estas ações podemos evitar gastos inesperados e elevados.
  • Filtro mais utilizados no sistema de HVAC:

Filtros metálicos classe G1 (ABNT)

Filtros descartáveis classe G3, G4 e M5 (ABNT)

Filtros multibolsas classe M6, F7, F8 e F9 (ABNT)

Filtro absolutos Hepa classe H13 e H14 conforme EN779.

Você pode contar com a AirLink Filtros!

Formada por profissionais que realmente entendem do assunto, a AirLink Filtros é uma empresa especializada em filtros de ar e também oferece serviços de manutenção. Trata-se de um atendimento de altíssimo padrão e que é realizado dentro dos mais rigorosos padrões de segurança, sempre com o objetivo de garantir a eficiência dos sistemas instalados. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas.

 



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto