Os malefícios que um ar impuro pode trazer para a saúde no ambiente de trabalho

Publicado em: 30/08/2016

Ter um sistema de ventilação deficiente ou não possuí-lo é um dos piores erros que uma empresa pode cometer, pois a qualidade do ar afeta diretamente a qualidade da produção de sua empresa e junto com ela estão atrelados gastos com atestados médicos e, em casos mais graves, processos por expor o trabalhador á um ambiente de trabalho insalubre, sem condições de segurança

O que um ar de má qualidade pode acarretar?

Em um primeiro momento resfriados, desmaios e falta de ar. Mas se estes funcionários forem expostos a produtos químicos ou fuligem não tóxica, durante anos, podem desenvolver sérios problemas de saúde.

Problemas que sua empresa será responsabilizada criminalmente, caso seja atestado omissão de condições dignas de trabalho. Por isso, deve-se sempre estar atendo ao sistema de ventilação e sempre estar a par de como anda a saúde do corpo de funcionários como um todo.

As doenças tradicionalmente relacionadas com um sistema de ventilação deficiente são as doenças oportunistas, como resfriados e em casos mais graves doenças respiratórias graves, porém ainda há aqueles casos extremos onde a empresa manipula produtos químicos, gerando cânceres no pulmão que costumam aparecer, principalmente, em funcionários mais idosos e com muitos anos de casa.

Síndrome do Edifício Doente (SED)

Em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a Síndrome do Edifício Doente (SED), caracterizada pelo aumento da prevalência de sintomas pouco específicos, como mal-estar, sensação de fadiga, dor de cabeça, espirros, lacrimejamento e ardor nos olhos, coriza, tontura, tosse seca e alterações na pele.

Um edifício é classificado doente quando cerca de 20% de seus ocupantes apresentam alguns destes sintomas em decorrência do tempo de permanência em seu interior.

O que fazer para evitar a SED?

É de extrema importância que as empresas, além de um sistema de ventilação adequado, tenham uma área exclusiva para fumantes, pois além do risco a própria saúde, o fumante causa um dano maior aos não fumantes ao seu redor, é aconselhável proibir o fumo nas dependências da empresa e investir em programas antitabagismo.

A higienização correta do uniforme de trabalho também é um ponto a ser discutido quando tratamos da qualidade do ar em empresas. É aconselhável que o funcionário vista seu uniforme somente na empresa, pois no trajeto casa/trabalho sua roupa é exposta a poluição atmosférica, que – aliada a um ar impróprio – pode causar mais dano em menos tempo.

Além disso, o processo inverso é necessário para que o funcionário não leve produtos potencialmente prejudiciais à saúde para sua casa, por isso é importante que a empresa conte com um sistema de lavanderia ou preste um auxílio ao funcionário para que ele tenha condições de ter sempre seu uniforme higienizado da maneira correta.

Deve-se destacar também a importância de se investir mais na educação em saúde no ambiente de trabalho, como um instrumento eficaz no processo de conscientização do funcionário. Se preciso for, aplicando punições, caso as regras de preservação do ambiente não sejam compridas com a intenção de diminuir os danos a saúde, decorrentes de fatores de risco gerados pela exposição de poluentes no ar dentro das dependências da empresa.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp