Saiba como os filtros para ar condicionado hospitalar são importantes para o ambiente

Publicado em: 24/03/2021

Você já parou para pensar na importâncias dos filtros para ar condicionado hospitalar? Manter a qualidade do ar em ambientes hospitalares é fundamental para oferecer um espaço seguro para quem os frequenta. Afinal de contas, hospitais são locais repletos de vírus, fungos e bactérias causadores das mais variadas doenças, desde as mais simples às mais graves. Todas elas podem ser transmitidos pelo ar.

Por esse motivo, os cuidados com a atmosfera nunca são demais. Assim, ares condicionados são itens essenciais para garantir a segurança de todos. Esses aparelhos oferecem muito mais que conforto térmico aos ambientes. Isto porque seus filtros exercem função primordial para a saúde das pessoas. Por isto veja mais informações sobre o assunto a seguir e saiba como a Airlink pode ajudar oferendo as melhores opções de produtos para esse ambiente.

Como funcionam os filtros para ar condicionado hospitalar e sua importância

Além de equilibrar a temperatura do ambiente, os ares condicionados são peças fundamentais para a limpeza e purificação do ar em hospitais. Os filtros presentes nos aparelhos são capazes de diminuir a quantidade de impurezas presentes na atmosfera. Isto faz com que o risco de contaminação de doenças também diminua.

Esse controle da qualidade do ar é uma prioridade que afeta diretamente a saúde de pacientes que estejam internados e também de colaboradores e demais frequentadores dos locais. Pelo fato de a filtragem de ar ser tão importante para ambientes hospitalares, ela foi regulamentada pela norma da ABNT NBR 7256.

Essa norma indica os parâmetros para a instalação e manutenção de ares condicionados em hospitais. Conforme a NBR, os ambientes podem ser classificados em críticos, semicríticos e não críticos. Assim sendo, para cada um deles, existem certas exigências quanto à filtragem do ar.

Antes de instalar os filtros, é necessário que cada hospital conheça quais os requerimentos a lei impõe para a escolha do material mais adequado.

Principais tipos de filtros

Como os filtros de ar condicionado para hospitais tem função de purificar o ar, cada espaço vai requerer um tipo de peça diferente. Todos possuem a tecnologia de capturar partículas e impurezas possivelmente infecciosas, mas diferentes tipos têm diferentes níveis de tratamento do ar. Os filtros podem oferecer as funções de captação de partículas grossas, partículas médias, partículas finas e os de alta eficiência.

Os principais modelos de filtro para ares condicionados em hospitais incluem:

  • Fibra plissada: geralmente produzidos em formato sanfona, esses modelos são feitos de fibra sintética plissada que oferecem alta filtragem;
  • Multibolsas: esses filtros são feitos de microfibras não-cancerígenas e não-tóxicas. Elas retêm as partículas gradualmente ao longo de seus níveis filtrantes;
  • Hepa: um modelo de filtro composto por um elemento filtrante de microfibra de vidro ou membrana de e-FRM que podem ser constituídas em chapas galvanizadas, alumínio ou inox e vedação em neoprene, gel ou PU contínuo.

Na hora de trocar ou adquirir filtros para ar condicionado hospitalar conte com a Airlink. Temos o compromisso de oferecer os melhores produtos e serviços, garantindo os resultados que você espera.

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto