Entenda o papel da filtragem e ar condicionado de salas limpas na indústria farmacêutica

Publicado em: 18/07/2019

As salas limpas na indústria farmacêutica são alguns dos ambientes industriais onde há maior exigência de pureza do ar. E tem um bom motivo para isso: entendemos por salas limpas determinados espaços controlados e normalmente utilizados para testes e/ou fabricação de produtos, no caso específico, medicamentos. Em locais assim, qualquer tipo de contaminação do ar pode ser muito prejudicial para obtenção do melhor resultado final. Logo, um sistema de filtragem e ar condicionado de salas limpas na indústria farmacêutica é essencial.

No post de hoje, aqui blog da AirLink, você irá conferir a importância de todo esse processo de filtragem em salas limpas. Acompanhe na sequência e não deixe de enviar seus comentários no final do texto.

Salas limpas: sistema de filtragem e ar condicionado

O primeiro detalhe que deve ser observado sobre um eficaz e moderno sistema de filtragem em salas limpas é que este deve ter a capacidade de renovar o ar e filtrar toda e qualquer partícula suspensa gerada na sala. Em outras palavras, sua função é manter o ar sempre limpo.

Normalmente, os projetos de sistemas de filtragem de ar e ar condicionado em salas limpas consideram dois cenários: de fluxo de ar não unideracional e unidirecional, sendo o primeiro estabelecido através da vazão e qualidade do ar insuflado (quando maior o volume de ar, mais limpa será a sala). Já no segundo cenário, a classificação é relacionada à velocidade do ar.

Importante ressaltar que a vazão e velocidade do ar são elementos decididos ainda na fase do projeto da sala limpa da indústria farmacêutica. Todavia, adaptações e mudanças podem ser feitas com o passar do tempo em razão da necessidade e através de testes que revelam se as quantidades de ar no ambiente estão adequadas.

Análises e acompanhamentos

Ao escolher o melhor sistema, os filtros de ar corretos e aparelhos de ar condicionado mais indicados para cada tipo de sala limpa, é essencial que o engenheiro responsável pelo projeto conheça a fundo o universo dos filtros de ar e suas diferentes funções. Para tal, é fundamental executar relatórios de ensaio, que devem apresentar informações sobre modelos, dimensões dos filtros, eficiência e classe de filtragem de ar.

O papel da filtragem e ar condicionado de salas limpas na indústria farmacêutica também diz respeito ao controle diário da limpeza do ar. Todo o sistema deve garantir a remoção de partículas suspensas, assim como assegurar um controle rígido de umidade e temperatura. Arrefecimento, renovação de ar, ventilação, desumidificação e outros fatores também devem ser controlados. Dependendo do caso, até mesmo funções como a pressurização do ar interno da sala limpo podem ser aplicadas.

Jamais se esqueça de que as salas limpas da indústria farmacêutica são ambientes de altíssima exigência técnica e onde são produzidos análises, testes e medicamentos em si, produtos delicados e que qualquer partícula nociva suspensa no ar pode prejudicar sua qualidade.

Fale com quem realmente entende tudo sobre filtros de ar

A AirLink está ao seu lado sempre que precisar de filtros de ar, mantas e outros elementos de filtragem para salas limpas e demais ambientes que exigem pureza do ar. São anos de destaque em um mercado muito concorrido e o compromisso com a constante evolução técnica e tecnológica. Quer saber mais? CLIQUE AQUI para enviar a seu e-mail ou, se preferir, ligue para (11) 5812-0013 /  (11) 5667-7089.

Crédito: Vasyl Dolmatov / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto