Ao entrar em um ambiente fechado, seja em uma sala pequena ou em grandes ambientes, não imaginamos a complexidade necessária para promover a climatização e limpeza do ar dentro deste local. Não basta apenas ventilar os ambientes, é preciso higienizar, manter a umidificação e, para isso, retirar os elementos impróprios para o respiro contínuo. Neste momento, nos lembramos do famoso e necessário ar condicionado. Para locais maiores, sistemas de tubulação são projetados. Qualquer sistema requer um filtro que retire as impurezas do ar e é neste momento que os filtros de categoria HEPA fazem a diferença na microbiologia do ambiente.
Com o nome cuja abreviação vem de “High Eficiency Particulate Air”, o HEPA é considerado um filtro absoluto, que contém o máximo de eficiência na filtragem do ar. Possui tecnologia que separa as partículas sendo capaz de eliminar 99,9% das impurezas. Sem dúvida é a melhor aposta para garantir um ar puro e saudável dentro do ambiente fechado.
O que faz a diferença no filtro HEPA são a espessura do filtro e o diâmetro das fibras, mas a matemática não é tão simples assim. A tecnologia de um filtro HEPA permite a retenção de partículas contaminantes minúsculas, pois três funcionalidades combinam entre si para que a filtragem chegue a nível quase completo: interceptação, impacto e difusão, que eliminam microorganismos como ácaros, vírus e bactérias. Entenda melhor como as partículas são presas no filtro HEPA:
Os filtros HEPA são tão eficientes que, com o passar do tempo, foram exportados para além das tubulações da indústria. Com a limpeza do ar garantida, veja em quais equipamentos encontramos filtro absoluto HEPA:
Mesmo sendo uma tecnologia extremamente eficaz o filtro de ar HEPA requer cuidado e manutenção. Afinal é uma peça que requer investimento e necessita de cuidados. Pensando nisso, especialistas do mercado sugerem que junto com o filtro HEPA seja utilizada uma camada de pré-filtro e outra de filtro fino.
O pré-filtro tem a função de reter as partículas mais grossas, que podem surgir com a entrada de ar externo, por exemplo. Já o filtro fino tem a função de segurar a maior parte das partículas, pois é um filtro intermediário entre partículas grossas e os microorganismos que só o filtro HEPA retém.
Utilizar essa junção de filtros não significa subutilizar o filtro HEPA, mas sim de aumentar sua vida útil, pois os pré-filtros e filtros finos são aquisições mais econômicas, o que reduz os investimentos da empresa.
A Airlink é especialista em instalação e manutenção de filtros HEPA e demais modelos de filtro de ar. Atendemos todos os segmentos desde indústrias a hospitais. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e solicite a visita de um dos nossos representantes.
Imagem: alex_ugalek | iStock / Getty Images Plus
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano de Oliveira RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!