Poucos ambientes têm uma exigência tão alta com climatização quanto os ambientes hospitalares. E tem um bom motivo para isso: salas, corredores, leitos, clínicas e outros espaços precisam garantir temperaturas controladas e o máximo de conforto possível para pacientes e profissionais que ali convivem. Justamente por esse motivo, o ar condicionado ideal para centro cirúrgico é tão importante. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, ou mesmo nunca tenha lido nada a respeito, o post de hoje aqui no blog da AirLink é ideal para você!
Além da climatização e conforto térmico, o ar condicionado para centro cirúrgico também executa a função de circular ar limpo (ar puro) em ambientes delicados, garantindo assim espaços com o mínimo de bactéria e fungos. O grande benefício disso é a redução considerável no risco de infecção hospitalar. Em outras palavras, um sistema de ar condicionado em centro cirúrgico também contribui para a segurança.
Ainda em relação às bactérias, o ar que respiramos normalmente apresenta um milhão de bactérias por pé cúbico (1 pé cúbico é equivalente a mais ou menos 30 centímetros). Em um centro cirúrgico devidamente climatizado e protegido, este nível cai para dez mil bactérias por pé cúbico, o que está dentro dos padrões de segurança exigidos. Este padrão, inclusive, é tolerado por sistemas imunológicos debilitados, como de pacientes. Centros cirúrgicos, salas de pós-operatório, UTIs e também CME.
Sabe o que é CME? As Centrais de Material e Esterilização são espaços onde materiais cirúrgicos são armazenados dentro das unidades de saúde e, obrigatoriamente, devem contar com climatização diferenciada para garantir a conservação de todos os materiais. Logo, um sistema de ar condicionado para centro cirúrgico também deve considerar este ponto.
Contar com um sistema de ar condicionado para centro cirúrgico moderno é essencial e quanto a isso não resta dúvidas. É preciso ter equipamentos de última tecnologia para garantir sempre os melhores resultados. E, além disso, é essencial também saber quais são os padrões e normas técnicas dentro deste universo.
Por exemplo, os filtros e dutos do sistema devem passar por serviços periódicos de manutenção preventiva, justamente para garantir dia após dia o máximo de qualidade na limpeza e refrigeração do ar. Além disso, um ponto importante e que todos os profissionais envolvidos na administração do espaço devem saber é em relação aos ajustes de temperatura e umidade, que devem ser entre 20 e 23 graus centígrados e 40 a 45% de umidade relativa do ar. Este é o padrão mínimo aceitável e recomendável pelos órgãos fiscalizadores.
Quer saber mais sobre filtros para aplicações em hospitais e laboratórios? Você pode ligar para os telefones: (11) 5812-0013 | 5667-7089. Caso deseje enviar uma mensagem eletrônica, é só clicar aqui.
Imagem: YakobchukOlena | iStock / Getty Images Plus
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano de Oliveira RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!