Um aspecto de grande importância é a renovação industrial de ar em ambiente fechado. Com a pandemia de Covid-19, novas recomendações para o uso de ares condicionados nas empresas e locais públicos vieram à tona. Isto aconteceu após estudos apontarem que os aparelhos potencializavam os riscos de contaminação. A partir disto, lembramos da importância dos cuidados com a ventilação e circulação de ar em locais assim. Isso requer especial atenção principalmente no caso de indústrias, sobretudo com relação a renovação do ar em tais locais.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Refrigeração mostrou que, em média, uma pessoa respira 10 mil litros de ar por dia. Portanto, é essencial que este ar respirado seja de qualidade. Isso principalmente em ambientes fechados, onde as pessoas respiram o mesmo ar. Afinal, elas acabam correndo o risco de se contaminarem com diversas doenças.
Além disso, a falta de oxigênio pode causar sonolência e dores de cabeça. Esses sintomas podem prejudicar a produtividade dos colaboradores. Isto ocorre porque muitas pessoas respirando no mesmo local fechado faz com que os níveis de gás carbônico no ar aumentem. E, no inverno e primavera, a circulação de ar deficiente pode aumentar a incidência de alergias e potencializar doenças respiratórias. Além disso, também é muito importante tomar cuidado com o ar-condicionado.
A pandemia trouxe a discussão novamente à pauta. Afinal, se trata de um vírus que ataca as vias respiratórias e é transmitido da mesma forma. Com o ar condicionado como única forma de renovação do ar em ambientes fechados, o risco de proliferação do vírus SARS-CoV-2 aumenta exponencialmente, uma vez que o aparelho faz com que ele fique suspenso no ar.
Neste caso, a troca de ares é fundamental, visto que é possível que várias pessoas que estejam no mesmo ambiente fechado se contaminem se o local foi frequentado por alguém com a doença. Isso pode acontecer mesmo que por pouco tempo, pois o vírus pode ficar no ar por algumas horas.
Por este motivo, o ideal é pensar em outras formas de renovação do ar além dos ares condicionados e climatizadores, sendo a ventilação natural a ideal para a atual situação.
Muitas empresas adotam ares condicionados e climatizadores que são perigosos durante a pandemia. Além disto, podem causar certos desconfortos às pessoas frequentadoras do ambiente ao longo prazo. Porém, não basta apenas instalar os dispositivos e nem instalar qualquer dispositivo. Antes de comprar o aparelho, é necessário se certificar que ele será o mais adequado para o local.
Para isso, é preciso analisar fatores como tamanho da sala, mobília, cortinas, piso e até o tipo de tinta usada nas paredes. Com a situação atual de Covid-19, a manutenção também requere cuidados mais específicos, sendo um deles a higienização regular dos aparelhos.
O ideal é providenciar um espaço de convívio com janelas ou portas que possam ficar abertas para que o ar circule naturalmente.
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"A AirLink é a melhor no ramo! Conseguem atender nossas necessidades com um preço excelente e o prazo de entrega mais rápido que encontramos!".
Adailton C. Cardoso Aliansce Sonae-brMalls / Allos"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!