Manutenção preventiva: entenda a importância da substituição do filtro para ar condicionado industrial

Publicado em: 13/01/2021

Os equipamentos como filtro para e ar condicionado industrial são muito eficazes na utilização destes ambientes. São eles que fazem a refrigeração em locais fechados, com vista na climatização. Assim, atuam como aliados no que diz respeito à saúde e bem-estar das pessoas. Sua aplicação se dá em ambientes corporativos e também de lazer. 

 

Dessa forma, é de extrema importância garantir o bom funcionamento do filtro de ar condicionado. Afinal, problemas relacionados ao cuidado e desempenho das peças influem diretamente na eficácia dos produtos. E a manutenção, neste caso, preventiva e corretiva, são de fundamental importância e precisam de atenção.

Por isso, a AirLink atua na comercialização e suporte dos mais diversos tipos de filtros do mercado, incluindo AL-MP/AL-PL e multibolsas. A empresa preza pela orientação ao cliente, seja no fornecimento de produtos de qualidade ou mesmo comunicando sobre o tema. Confira, portanto, a importância da manutenção preventiva por meio da substituição do filtro para ar-condicionado industrial.

Por que realizar manutenção preventiva do filtro de condicionado industrial? 

A manutenção preventiva é aquela que antecede a manutenção corretiva. Assim, ela gera inúmeros benefícios para o usuário. Maior conforto térmico, aumento da vida útil dos equipamentos e redução de consumo de energia elétrica são alguns deles. E isso, por si só, já é motivo suficiente, certo?

Além disto, inspeções realizadas a fim de identificar defeitos evitam “dores de cabeça”. Afinal, identificam necessidade de ajustes, trocas de peças e troca de filtros antes que de fato estraguem, o que possibilita maior economia. E neste sentido, a limpeza ou substituição dos filtros de ar condicionado industrial no momento correto é uma das ações fundamentais para a manutenção preventiva. 

O momento adequado para a limpeza ou troca dos filtros de ar varia. Ela se dá de acordo com o modelo e a frequência de sua utilização. A função dos filtros nos sistemas de ar condicionado é, portanto, barrar as impurezas. Isso faz com que garanta a qualidade do ar e a saúde das pessoas nos ambientes condicionados.

Neste processo de troca preventiva dos filtros, é possível identificar algumas questões de forma antecipada. Por exemplo: quando existe sobrecarga de contaminantes em um filtro. Sendo assim, essa supervisão é que irá apontar se está na hora de trocá-los ou retirá-los para lavagem. Também é importante destacar que nem todos os filtros são laváveis. Mas uma empresa séria como a Air Link vai te instruir sobre isso ainda no momento da aquisição. 

Práticas que antecedem a limpeza preventiva 

Até o presente momento já foi possível compreender que a limpeza preventiva é muito importante para seu ar-condicionado industrial. Todavia, há ainda práticas que antecedem esse processo e que tendem a auxiliar significativamente neste cuidado com o equipamento. 

Manter os ambientes fechados quando ligado o ar-condicionado é uma delas. Isso porque o ar frio escapa do local e permite a entrada de ar quente e sem filtragem. Desta forma, ocasiona-se a perda de qualidade do ar interior. Além do mais, o equipamento continuará tentando climatizar o ambiente aumentando o consumo de energia. Além dos gastos, isso contribui para a diminuição da vida útil do seu equipamento.

 

 

 

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto