Saiba qual a importância da renovação de ar industrial em ambientes fechados

Publicado em: 09/12/2020

Um aspecto de grande importância é a renovação industrial de ar em ambiente fechado. Com a pandemia de Covid-19, novas recomendações para o uso de ares condicionados nas empresas e locais públicos vieram à tona. Isto aconteceu após estudos apontarem que os aparelhos potencializavam os riscos de contaminação. A partir disto, lembramos da importância dos cuidados com a ventilação e circulação de ar em locais assim. Isso requer especial atenção principalmente no caso de indústrias, sobretudo com relação a renovação do ar em tais locais.

Renovação do ar em ambiente fechado

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Refrigeração mostrou que, em média, uma pessoa respira 10 mil litros de ar por dia. Portanto, é essencial que este ar respirado seja de qualidade. Isso principalmente em ambientes fechados, onde as pessoas respiram o mesmo ar. Afinal, elas acabam correndo o risco de se contaminarem com diversas doenças.

Além disso, a falta de oxigênio pode causar sonolência e dores de cabeça. Esses sintomas podem prejudicar a produtividade dos colaboradores. Isto ocorre porque muitas pessoas respirando no mesmo local fechado faz com que os níveis de gás carbônico no ar aumentem. E, no inverno e primavera, a circulação de ar deficiente pode aumentar a incidência de alergias e potencializar doenças respiratórias. Além disso, também é muito importante tomar cuidado com o ar-condicionado.

Importância da renovação do ar dos ambientes industriais fechados

A pandemia trouxe a discussão novamente à pauta. Afinal, se trata de um vírus que ataca as vias respiratórias e é transmitido da mesma forma. Com o ar condicionado como única forma de renovação do ar em ambientes fechados, o risco de proliferação do vírus SARS-CoV-2 aumenta exponencialmente, uma vez que o aparelho faz com que ele fique suspenso no ar.

Neste caso, a troca de ares é fundamental, visto que é possível que várias pessoas que estejam no mesmo ambiente fechado se contaminem se o local foi frequentado por alguém com a doença.  Isso pode acontecer mesmo que por pouco tempo, pois o vírus pode ficar no ar por algumas horas.

Por este motivo, o ideal é pensar em outras formas de renovação do ar além dos ares condicionados e climatizadores, sendo a ventilação natural a ideal para a atual situação.

Que medidas tomar para promover a renovação do ar em ambientes fechados

Muitas empresas adotam ares condicionados e climatizadores que são perigosos durante a pandemia. Além disto, podem causar certos desconfortos às pessoas frequentadoras do ambiente ao longo prazo. Porém, não basta apenas instalar os dispositivos e nem instalar qualquer dispositivo. Antes de comprar o aparelho, é necessário se certificar que ele será o mais adequado para o local.

Para isso, é preciso analisar fatores como tamanho da sala, mobília, cortinas, piso e até o tipo de tinta usada nas paredes. Com a situação atual de Covid-19, a manutenção também requere cuidados mais específicos, sendo um deles a higienização regular dos aparelhos.

O ideal é providenciar um espaço de convívio com janelas ou portas que possam ficar abertas para que o ar circule naturalmente.

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto