Ambiente fechado e com ar condicionado: veja os riscos quando não há renovação de ar industrial

Publicado em: 29/08/2019

O post de hoje no blog aqui da AirLink é focado na importância da manutenção da qualidade do ar em ambiente fechado e com ar condicionado. Porém, antes de entrarmos nos riscos envolvidos quando algum problema surge, é essencial que saibamos o conceito da renovação de ar industrial.

A renovação de ar industrial nada mais é do que a troca do ar dentro de um ambiente fechado. Basicamente, sai o ar “desgastado e sujo” e entra um ar limpo e 100% renovado, livre de impurezas. Inclusive, existe uma norma brasileira específica para o tema, a NBR 16401 que determina que todo e qualquer ambiente fechado deve promover a renovação de ar industrial.

Riscos que não há renovação de ar em ambiente fechado

O mais claro risco relacionado à ausência da renovação de ar em ambiente fechado é sobre a saúde das pessoas. Segundo a Abrava, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, a maioria das pessoas em todo o Brasil passa 85% do seu tempo em locais fechados, como dentro do escritório, em uma fábrica ou mesmo no Shopping Center, em bancos, etc.

Logo, é essencial que o ar desses locais seja adequado e não contribua para problemas respiratórios. Os riscos envolvidos quando não há renovação de ar em ambiente fechado são:

1 – Vírus e bactérias

Ambientes fechados são excelentes para propagação de vírus e bactérias, que por sua vez podem ocasionar várias doenças. O problema é ainda mais sério durante o inverno, quando a temperatura é mais baixa o e ar mais seco. Além disso, devido ao frio, as pessoas tendem a não abrir as janelas e com isso a propagação pode ser acelerada. Quando ocorre há renovação de ar por equipamentos, isso é evitado.

2 – Resfriados, gripes e inflamação na garganta

Já reparou como os casos de gripes, resfriados e inflamação na garganta aumentam durante o inverno? São todas doenças diferentes, mas que são causadas por vírus que se propagam com mais facilidade em ambientes fechados e com ar “velho”, quando não há renovação.  Dentro de uma indústria, por exemplo, são centenas de pessoas respirando o mesmo ar por oito, nove ou até mesmo dez horas seguidas.

3 – Pneumonia

Também provocada por vírus, bactéria e mesmo fungos, a pneumonia pode ser letal e deve ser combatida com todas as forças. Trata-se de uma inflamação nos pulmões que ataca diretamente os alvéolos, bem no ponto onde são realizadas as trocas gasosas. Logo, um ar repleto de vírus e bactérias não favorece em nada ao combate à doença, muito pelo contrário. Pode até mesmo acelerar o processo.

4 – Meningite

Poucas pessoas associam a meningite a problemas com o ar que respiramos, mas a doença pode ser viral, fúngica ou bacteriana. É uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges e que requer muita atenção.

Conforto e bem-estar dos colaboradores

Além de contribuir para a saúde dos colaboradores, ao eliminar o ar com vírus e bactérias, a renovação de ar industrial em ambiente fechado também é uma ótima pedida para garantir mais conforto e bem-estar. As pessoas trabalham mais e melhor quando se sentem bem no dia a dia, quando não há esforços acima do normal em virtude de um clima muito quente ou muito frio, muito abafado, etc.

Tudo isso impacta também na produtividade da empresa. Quando não há riscos de problemas respiratórios, as pessoas deixam de se preocupar com isso e focam 100% da atenção nas funções profissionais, contribuindo assim para realização segura e ágil de várias atividades.

A AirLink está ao seu lado

Por aqui você encontra mantas filtrantes, filtros de ar, elementos filtrantes e muito outros produtos essenciais para garantir o pleno funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e, com isso, assegurar um ambiente fechado livre de impurezas, vírus e bactérias.

CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail ou, se preferir, ligue para (11) 5812 – 0013 | 5667 – 7089.

Crédito: DGLimages / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto