Veja como funciona o sistema AVAC e sua importância para controle da qualidade do ar em ambientes

Publicado em: 09/02/2022

Você já ouviu falar no sistema AVAC? Independente do seu ramo industrial, provavelmente esse sistema está presente na sua empresa. AVAC nada mais é do que uma sigla para Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado. 

Em inglês, essa sigla se transforma em HVAC, ou seja, “Heating, Ventilating and Air Conditioning”. Dessa forma, o sistema AVAC é responsável pela climatização de ambientes, auxiliando na filtração do ar. Assim, ele contribui para a qualidade do ar nos mais variados tipos de ambientes, incluindo escritórios, residências e edifícios.

Hoje em dia, contar com o sistema AVAC é ainda mais importante, diante das oscilações climáticas que atingem todo o mundo. Saiba mais detalhes sobre o assunto a seguir. 

Saiba como o modelo pode ser fundamental para sua operação local!

Quando falamos em qualidade do ar, precisamos pensar em uma boa climatização e em uma filtração adequada do ar. Esses dois fatores em sintonia ajudam a eliminar bactérias, fungos e mofos de qualquer tipo de ambiente. Neste sentido, o sistema AVAC é essencial para manter o ar de uma sala saudável. Veja mais detalhes sobre cada item desse sistema:

  • Aquecimento: entra em ação em dias mais frios, mantendo a temperatura da sala sob controle e agradável. O aquecimento pode ser feito de diversas maneiras. Entre elas está a resistência eletromagnética, bomba de calor, caldeira de calefação, etc. 
  • Ventilação: tem como principal objetivo manter a qualidade do ar, eliminando substâncias prejudiciais. Isso inclui poeira, bactérias e odores. A ventilação também ajuda a controlar a temperatura e renovar o ar. Ela pode ser natural ou mecânica. No primeiro caso, o sistema é fabricado para utilizar o vento como principal meio de ventilação. E, no segundo caso, há um manipulador que controla a entrada e saída do ar. A vantagem é que esse manipulador pode controlar questões como odores e umidade;
  • Ar-Condicionado: tem como objetivo manter a boa refrigeração do ambiente e controlar a umidade do ar. Existem inúmeros tipos de ar-condicionado e cada um é indicado conforme o projeto e tipo de ambiente. 

Conte com a AirLink para manter a qualidade do ar dos seus ambientes com o sistema AVAC

Ainda em relação ao sistema AVAC, ele pode contar com a chamada UTA, ou seja, Unidade de Tratamento de Ar. Essa é uma peça importante não apenas para o sistema AVAC, mas também fora dele. 

Nos dois casos, o objetivo final é melhorar a qualidade do ar, contribuindo para uma boa ventilação. Dessa forma, o bem-estar das pessoas que frequentam os ambientes é garantido com a utilização desses sistemas. 

Mas, para que o sistema AVAC e todas suas peças funcionem corretamente, a manutenção periódica e correta é essencial. E uma ação fundamental para isso é realizar a troca de filtros regularmente. Claro que o período para fazer isso depende do tipo e modelo do filtro utilizado. Por isso também é importante entrar em contato com uma empresa séria do setor.

Assim, a AirLink Filtros Industriais pode te ajudar nesse processo. Se você quiser saber mais sobre o sistema AVAC e outros sistemas, entre em contato conosco hoje mesmo e conheça nossos produtos.



confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp