Saiba quais as vantagens do filtro de carvão ativado para cabine de pintura

Publicado em: 23/12/2020

Em geral, o filtro de carvão ativado para cabine de pintura é um produto muito importante para diferentes segmentos da indústria.  Entre suas principais funções está a de realizar a filtragem do ar nas cabines de pintura. Além disso, também é capaz de eliminar as impurezas e gases dos locais, que poderiam gerar interferência em processos de trabalho.

Diversos modelos diferentes de filtros para cabine de pintura estão disponíveis para uso no mercado. Entretanto, há variações em suas características. Assim, observa-se sempre aquelas relacionadas ao valor de compra, material de fabricação, além de outros pontos.

Por isso, queremos familiarizar você com este universo. Na AirLink Filtros Industriais, trabalhamos com diferentes materiais para filtros, de forma a atender a demandas específicas para cada serviço. Assim, neste presente artigo vamos trazer algumas informações para tornar o tema mais compreensível. Leia o texto e saiba quais as vantagens do filtro de carvão ativado para cabine de pintura!

Carvão Ativado: um material excelente para filtros

O carvão de madeira se apresentou, no decorrer do tempo, com pesquisas realizadas, um material de muita utilidade. Além de ser usado para purificar outros produtos, podia também ser utilizado como medicamento. Já nos dias atuais, o carvão ativado é usado para remover a coloração, cheiro e sabor de um grande número de produtos líquidos.

Assim, é possível utilizá-lo também em aplicações simples, como em aquários ou filtros de geladeira. Ademais, também se emprega em sistemas industriais complexos. Entre os exemplos está o uso em estações de tratamento de águas residuais ou sistemas para produzir antibióticos.

O carvão ativado é, portanto, utilizado com eficiência, inclusive, na purificação do ar. Ademais, na filtragem de gases e odores de produtos químicos, como solventes, ácidos e inúmeros produtos gasosos nocivos.

A versatilidade do filtro de carvão ativado para cabine de pintura

O Carvão Ativado é um produto que tem uma estrutura reticular cristalina semelhante ao da grafite. Trata-se, portanto, de uma matéria que se apresenta extremamente porosa. Pela sua condição, inclusive, pode desenvolver uma área de 1800 m2 de superfície ou maior por grama de carbono.

Todos estes átomos de carbono sobre a superfície de um cristal podem atrair as moléculas desses compostos que produzem uma cor indesejável. Todavia, a característica que estabelece a diferença para ser considerando o material carvão ativado é a quantidade de átomos.

Este número está disponível na superfície que realiza o processo de adsorção. Ou seja, a ativação de qualquer carbono consiste em “multiplicar” a área superficial. E ela, por si, cria uma estrutura porosa.

Outras considerações importantes

Outro detalhe levado em consideração é que esta área de superfície de carvão ativado é interna. Assim, para se ter ideia do quão grande ele é, é preciso imaginar um pedaço de carbono pesando um grama, por exemplo.

Depois, para uma melhor compreensão, o pedaço precisa ser moído muito finamente, de maneira a aumentar a sua superfície. Desta forma, obtém-se uma área de 3-4 vezes a área aproximada por m2. Quando ativado o carvão, é possível multiplicar esse valor por 200 a 450 vezes. Viu só?

Estes são alguns apontamentos sobre o carvão ativado e seus benefícios para a aplicação em filtro para cabine de pintura.

Aqui na AirLink dispomos de vários tipos de filtros, ideais para o seu projeto. Conte conosco para mais orientações sobre o assunto!

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto