O papel dos filtros de ar-condicionado de precisão na preservação de Data Centers

Publicado em: 11/10/2017

scanrail / iStock / Getty Images Plus Para evitar problemas no Data Centers de uma empresa é fundamental que seja instalado um sistema de ar condicionado de precisão de qualidade.

O Data Center ou Centro de Processamento de Dados (CPD), como é chamado em português, é uma área dentro das empresas onde estão concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de informações. Este local tem como principal objetivo assegurar o funcionamento eficiente das redes de computador, garantindo que os dados estejam protegidos.

Este ambiente é composto por diversos cabos elétricos e máquinas que, durante o funcionamento, liberam uma quantidade grande de calor dentro da sala. Em geral, este calor é divido em dois tipos: sensível, que modifica a temperatura do ar, e latente — que altera a umidade do ar.

Para evitar problemas no maquinário e nos sistemas, é essencial que seja instalado um sistema de ar condicionado de precisão de qualidade.  Esse sistema de climatização precisa realizar três funções muito importantes, que são:

  • Controle de temperatura: utilizada para manter a temperatura mais baixa e estável. É importante que a temperatura local fique em torno de 21 e 22ºC;
  • Controle de qualidade do ar: realizada por meio do filtro de ar plissado, também conhecido como zig zag e sanfonado. O controle de qualidade do ar garante a pureza do ar no interior do ambiente, de modo a evitar a presença de partículas sólidas e contaminantes no ar;
  • Controle de umidade: para evitar que os equipamentos eletrônicos queimem e a proliferação de bactérias, é essencial que a umidade relativa seja mantida em torno de 45 e 55%.

Para a refrigeração correta e a promoção de uma melhor eficiência energética, o ar-condicionado deve ser colocado o mais próximo possível dos servidores para evitar gastos de energia muito altos e ter um controle climático mais efetivo.

Deve-se sempre ficar atento para o funcionamento correto desse equipamento, pois sua ineficiência pode gerar diversos problemas para a empresa, especialmente no que diz respeito à interrupção de suas atividades. Com a instalação de um sistema adequado, é possível assegurar um clima interno propício para o funcionamento de todos os equipamentos do Data Center.



confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto