Reduzindo o risco de infecção por vírus, combatendo os contaminantes do ar

Publicado em: 01/04/2020

crosshairs targeting a virus among several viruses

Os remédios comuns para gripes e resfriados são transmitidos de geração em geração. Desde a receita da canja de galinha da avó ao chá de mel com limão, existem muitos remédios caseiros em todas as casas. Mas alguns vírus da gripe são mais graves e é necessário um forte mecanismo de defesa. Os vírus variam em tamanho de 20 a 400 nanômetros, o que equivale a 0,02 a 0,4 micrômetro.

O que são os vírus?

Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos. A palavra vírus vem do Latim virus que significa fluído venenoso ou toxina.

Manter um bom nível de higiene e cobrir a boca com uma máscara são boas maneiras de permanecer protegido contra este tipo de ameaça. Mas, afinal, isso é suficiente?

Existem vacinas disponíveis para alguns vírus e para outros não. Aqueles em que nenhuma vacina viável foi encontrada são mais difíceis de controlar e, em combinação com alta taxa de infecção e mortalidade, podem se tornar graves e muito difíceis de gerenciar pandemias. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou alertas e surtos muitas vezes na história devido a uma infecção mortal por vírus e aqui estão algumas notas dignas de nota:

– Em fevereiro de 2003, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) matou cerca de 1 em cada 10 pessoas afetadas.

– Em 40 anos de ocorrência, o vírus Ebola matou 25% a 90% dos infectados.

– O coronavírus (COVID-19), iniciado em 2019, tem mais de 200.000 casos relatados e esse número vem crescendo.

Como os vírus se espalham?

Milhões de vírus se espalham no ar e nas superfícies que podem ser facilmente transmitidas com um simples contato. Fluidos corporais como saliva ou muco podem se dispersar no ar como pequenas gotas quando alguém tosse ou espirra. Segundo os cientistas, tosses e espirros podem viajar vários metros e permanecer suspensos no ar por até 10 minutos e o vírus na superfície pode sobreviver até quatro horas em temperatura ambiente. Além disso, a transmissão aérea através de pequenas partículas (<5 mícrons), que podem permanecer no ar por horas e podem ser transportadas por longas distâncias. Em alguns casos, o vírus pode se espalhar pela ‘zoonose’, onde o hospedeiro que carrega o vírus é um animal.

Qual tipo de filtragem você precisa?

Filtros de ar de alta eficiência podem ser instalados em sistemas de climatização, filtrando poluentes biológicos e partículas transportadas pela corrente de ar, impedindo-os de recircular de volta para a sala. À medida que o ar não filtrado flui através do duto da unidade HVAC, o filtro de ar captura e retém os poluentes transportados pelo ar.

Portanto, para obter uma camada extra de proteção contra patógenos no ar, considere a instalação de filtros HEPA apropriados.

Ao reduzir o risco de infecção, qual a importância de considerar o ar que respiramos em ambientes fechados?

Manter um ambiente higiênico e sanitário, juntamente com a proteção contra os infectados, é vital, pois o vírus prospera em condições contaminadas. Um profissional da saúde citou durante o surto do vírus Ebola que “estamos combatendo incêndios florestais com um frasco de spray”. É verdade que todo o sistema é afetado e combater os danos no hospital não é suficiente. Precisamos reduzir o risco de infecção em um nível individual.

Os vírus geralmente são transmitidos por microorganismos que se tornam transportados pelo ar. O ar interno contém a maioria dos contaminantes, pois é confinado e não tem espaço para escapar, e o ar é reciclado, causando a transmissão das infecções. Portanto, é mais provável que contraia infecções no interior.

Reduza as fontes de contaminação no ar!

Os filtros HEPA (particulados de alta eficiência) foram comprovados ao longo de décadas em uma ampla gama de instalações de serviços de saúde e aplicações em ciências da vida, controlando a propagação de partículas e organismos transportados pelo ar, como vírus e bactérias.

De fato, muitas organizações profissionais de engenharia recomendam filtros de ar HEPA em hospitais, clínicas de controle de infecções e outros estabelecimentos de saúde para eliminar micróbios e outras partículas perigosas.

A eficiência dos filtros HEPA é medida em MPPS (tamanho de partícula mais penetrante), o que significa que essa é a menor eficiência do filtro. Para partículas menores ou maiores, esse filtro terá um desempenho ainda melhor. MPPS é tipicamente entre 0,1-0,2 micrômetro de tamanho. Bactérias e vírus geralmente são menores que isso, mas geralmente se ligam a partículas maiores. Também é importante entender que os filtros HEPA não matam ativamente os organismos vivos. Eles os capturam e os mantêm dentro da matriz do filtro.

Proteção antivírus AirLink Filtros

Nas unidades de HVAC, o sistema de ventilação extrai as partículas de poeira, contaminantes químicos, vírus e bactérias nocivos, juntamente com outras partículas tóxicas. Mas eles têm que ir a algum lugar. Parte dessa sujidade é apanhada nos filtros ou no duto ou em outro local e permanece lá. Isso é ruim e pode causar sérios riscos à saúde. Para evitar obstruções, é ideal limpar e manter limpo o sistema de ventilação. O sistema devidamente higienizado e em boas condições de trabalho, ajudará a eliminar partículas tóxicas do ar.

No caso de um surto, o primeiro passo deve ser verificar se os filtros são antigos e saturados (material orgânico que pode suportar o crescimento de fungos). É recomendável mudar para filtros novos e limpos imediatamente e, ao mesmo tempo, procurando a possibilidade de atualizar a classe de filtro. Outra coisa boa seria verificar o status das vedações e do sistema para garantir que todo o ar seja filtrado.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp