Como funciona o Filtro Hepa no ambiente hospitalar?

Publicado em: 13/10/2016

© Depositphotos.com / vilevi A Norma 7256 estabelece os requisitos mínimos para projeto e execução de instalações de tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde.

Ambientes hospitalares geralmente estão repletos de vírus, fungos e bactérias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária — Anvisa, o Brasil registra cerca de 50 mil óbitos anuais causados por infecções. Para tentar reduzir esse número, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a norma 7256, que indica parâmetros para o tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde.

A Norma 7256 divide os ambientes hospitalares em críticos, semicríticos e não críticos. Para cada um deles, foram criadas regras específicas no que diz respeito ao controle de temperatura, umidade relativa e contaminação, tornando obrigatória a utilização de filtros de ar-condicionado em salas cirúrgicas e pós-operatórias, Unidades de Terapia Intensiva, prontos-socorros, unidades neonatais e de pediatria.

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, a aplicação de sistemas de filtro no ambiente hospitalar pode representar uma significativa melhoria na qualidade do ar, contribuindo diretamente para a saúde dos pacientes e profissionais de saúde, o que resulta na redução das infecções hospitalares e dos custos com assistência médica.

© Depositphotos.com / alexraths O filtro absoluto Hepa elimina até 99,9% das impurezas infecciosas que se encontram ambientes hospitalares.

Embora existam diversos modelos de filtro de ar que atendem às exigências da norma da ABNT, o filtro absoluto Hepa Hospitalar (High Efficiency Particulate Air) é um dos mais indicados para ambientes como esse. Este dispositivo utiliza uma tecnologia de separação de partículas capaz de interceptar a maioria dos microrganismos presentes no ar, eliminando até 99,9% das impurezas infecciosas.

Composto por uma malha de fibras, este tipo de filtro realiza a filtragem a partir de três passos: intercepção, impacto e difusão. Quando utilizado para fins médicos, o filtro absoluto Hepa também pode incorporar sistema de luz ultravioleta de alta energia, contribuindo para a eliminação de bactérias e vírus presos pelo elemento filtrante. Trata-se, portanto, de uma solução confiável e eficiente para ambientes hospitalares.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp