Filtro de ar-condicionado descartável: entenda a importância do descarte e substituição

Publicado em: 21/07/2021

Hoje vamos falar da importância do filtro de ar-condicionado descartável. Trata-se de um equipamento queé substancial para o bom funcionamento de sistemas de ar-condicionado, exaustão de ar e de ventilação. E para garantir excelência ao usufruir dos benefícios de um bom ar-condicionado, é também importante estar atento à sua manutenção.

Assim, neste artigo você vai saber as principais informações sobre o filtro de ar-condicionado descartável e a importância do descarte e substituição desse item para manter o ar limpo, sem impurezas e sem maus odores.

Como funciona o filtro de ar-condicionado descartável

Geralmente, o filtro de ar-condicionado descartável é utilizado em ambientes industriais, tendo customizações específicas com base nas características do setor e da atividade ali praticadas.Entre suas principais aplicações, estãoFanCoils, Centrais de ar condicionado, sistemas de ventilação em geral, pré-filtragem para filtros finos e absolutos, além de espaços de entrada de ar de motores elétricos, cabines de pintura entre outros.

Esse item, produzido de acordo com exigentes normas técnicas que visam manter a eficácia e desempenho do produto, é constituído por uma moldura de papelão cartonada presa a telas metálicas, que são inseridas em ambos os lados do filtro.

A limpeza do ar ocorre quando o ar passa pelo meio filtrante do equipamento.Este, é formado por uma manta de fibra sintética ou fibra de vidro que contém grande capacidade de acumulação de pó.

Como fazer a limpeza e a troca do filtro do ar condicionado?

Quando o filtro do ar-condicionado apresenta um grande acúmulo de sujeira, é importante realizar a troca do acessório para manter seus níveis de eficiência. Afinal de contas, um ar-condicionado com o filtro sujo não somente deixa de proteger o ambiente contra a poeira, como ajuda a aumentar a proliferação de bactérias no local.Isso eleva o risco de problemas em potencial, como doenças respiratórias (pneumonia, por exemplo) e integridade da atividade operacional.

Para saber quando é necessária a limpeza ou a substituição, confira a seguir algumas dicas para lhe ajudar nesse processo:

  • A melhor maneira de saber o momento certo de realizar a troca do equipamento é conferir as instruções da AirLink (consulte nossa equipe),que variam conforme o modelo e o uso;
  • Outra dica importante é verificar se não existe um aumento excessivo nos gastos da conta de luz. Caso ocorra, é provável que o filtro esteja sujo, pois nessa condição o ar-condicionado acaba consumindo mais energia;
  • Caso os filtros apresentem manchas, é um sinal de que é necessário realizar a troca (consulte a AirLink para avaliar a necessidade);
  • A vida útil do filtro varia conforme fatores como uso excessivo, presença de pessoasno ambiente e alto grau de poluição.

 

Descarte do filtro de ar-condicionado descartável

De acordo com a norma NBR 10.004 – Resíduos Sólidos – Set 1987, os resíduos são classificados em:

  • classe 1 – Perigosos;
  • classe 2 – Não Inertes;
  • classe 3 – Inertes.

Os quesitos classificatórios dos resíduos classe 1,  são determinados através dos procedimentos de testes das normas complementares 10.005 / 10.006 / 10.007. Entretanto, as características preponderantes que determinam a sua classificação em resíduos classe 1 são as seguintes: Inflamabilidade, Reatividade,Toxicidade, Corrosividade e Patogenicidade.

No caso da aplicação desta classificação em filtros de ar, é importante notar que o principal contaminante é o ar a ser filtrado ou o óleo que este pode conter e que fica retido no filtro. Por isso, deve haver uma separação dos elementos dos filtros de maneira a classificar e destinar da maneira correta os materiais neles encontrados.

Os filtros fornecidos pela Airlink Modelo AL-MP são compostos por três componentes:

– Moldura de Papelão;

– Tela Metálica em ambas as faces;

– Meio Filtrante Fibra sintética.

O meio filtrante é composto por poliéster não tóxico e não inflamável, portanto, sua classificação residual dependerá do contaminante filtrado.

A classificação final da manta filtrante após o uso dependerá unicamente da composição do contaminante retido no material.

O auxílio de empresas especialistas em controle ambiental é de suma importância, pois informações específicas e infraestrutura de transporte, armazenagem e incineração, serão capazes de assegurar o correto destino final para o resíduo industrial gerado.

Conte com bons produtos na Airlink Filtros Descartáveis

 Para que o ar-condicionado apresente o máximo de desempenho, é indispensável não somente ter um equipamento de qualidade, mas contar com filtros eficientes. A AirLink Filtros disponibiliza um catálogo com os melhores filtros de ar-condicionado descartáveis que atendem às mais diversas necessidades.

São modelos que atendem às normas vigentes (ABNT NBR-16101/EN779 2012 G3/G4/M5) que garantem o máximo de segurança e qualidade na aplicação.

Conheça nossos produtos e faça um orçamento conosco.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto