Hoje vamos falar da refrigeração em Data Center. O local, também chamado de Centro de Processamento de Dados, é onde as empresas armazenam todas as suas informações. O Data Center armazena todos os dados, servidores e equipamentos que são fundamentais para o funcionamento de sua rede de computadores.

Assim, o Data Center pode ser considerado o cérebro da empresa. E claro, por isso necessita de uma performance perfeita durante 24h por dia. O mal funcionamento do Data Center prejudica todos os setores da instituição.
Por isso confie na AirLink Filtros Industriais para a refrigeração de seu data center. Temos todas as soluções para que esse equipamento opere com o máximo de eficiência.
Prejuízos de uma má climatização e refrigeração em Data Center
O Data Center é composto por materiais que geram muito calor. Por isso, é fundamental que haja um sistema eficiente de climatização. Sem métodos de controle de clima eficaz, as altas temperaturas podem causar diversos prejuízos aos seus dados, visto que:
- Comprometem a eficiência do Data Center;
 - Inviabilizam o funcionamento de alguns sistemas;
 - Diminuem a vida útil dos equipamentos.
 
Benefícios de uma boa climatização e refrigeração em Data Center
A temperatura ideal para um Data Center gira em torno de 21 e 22 graus, com umidade entre 45% e 55%. Essa condição deve ser mantida durante todo o tempo, em todos os dias do ano. São muitos os benefícios de uma climatização e refrigeração eficientes em um Data Center. Mas podemos listar os três principais:
- Controle de temperatura, evitando o superaquecimento dos equipamentos, contribuindo para sua melhor eficiência;
 - Controle de umidade: a umidade alta faz com que a água condense dentro dos servidores e a umidade baixa pode causar uma carga eletrostática;
 - Controle da qualidade do ar: o sistema de filtragem da climatização evita o surgimento de poeira e outras partículas sólidas. Essas partículas prejudicam o funcionamento do Data Center e, às vezes, inviabilizam seu desempenho.
 
Escolhendo o melhor sistema de refrigeração de um Data Center
Cada empresa possui um Data Center específico. Assim, cada um deles apresenta fatores variáveis, que incluem a temperatura, umidade e qualidade do ar.
Dessa forma, é necessário que os responsáveis pelo TI da empresa tenham a capacidade de escolher os equipamentos mais adequados. É preciso levar em consideração todos os fatores específicos do Data Center.
Em um Data Center, existe a troca de calor sensível. Ou seja, há somente a variação de temperatura gerada pelos equipamentos eletrônicos. Por isso, o mais importante é manter o clima e umidade desses equipamentos dentro de um nível ideal.
Assim, o sistema de refrigeração para data center ideal é o sistema de precisão, pois esse sistema controla a temperatura e umidade e também não gasta energia desnecessária. Escolher o sistema ideal reduz custos sem prejudicar a operação, aumenta a eficiência e contribui com a sustentabilidade.
Manutenção de ar condicionado
Após escolher o melhor sistema de climatização e refrigeração para o Data Center, é preciso ter em mente o processo de manutenção.
A AirLink pode te ajudar a oferecer os melhores materiais para uma boa manutenção. Além disso, tenha em mente que deixar os níveis equilibrados de ar condicionado envolve várias ações como:
- Realizar limpeza preventiva;
 - Verificar o estado dos filtros e trocar se necessário;
 - Limpar periodicamente as serpentinas, que são responsáveis pela climatização;
 - Verificar as conexões, analisando se todas elas estão bem apertadas;
 - Conferir o estado das peças metálicas e tubulações;
 - Verificar a bobina do ar condicionado;
 - Dar atenção ao ambiente interior e exterior do aparelho.
 
															
								
								


