Filtro de carvão ativado para odores: saiba como contribui para o controle ambiental em cemitérios

Publicado em: 27/01/2021

Hoje vamos falar sobre o filtro de carvão ativado para odores. Amplamente utilizado como meio filtrante em processos industriais, o carvão ativado atua como substância adsorvente. Isso se dá por conta da retenção de cheiros, gases, líquidos e outros agentes poluentes característica do material. 

Crédito: Divulgação

Assim, é comum que, além da filtragem de água, o produto tenha outros fins. E um deles é a utilização em cemitérios e locais que necessitem deste maior controle de odor. Desta forma, o presente artigo trata deste tema. 

A AirLink Filtros Industriais trabalha com este e outros modelos de filtros e entende sua eficácia no controle de odores. A marca não apenas comercializa o produto, como atua na orientação e manutenção, se necessária, dos produtos. Desta forma, neste artigo vai abordar o tema filtro de carvão ativado para odores. E, além disso, sua eficácia no controle ambiental em cemitérios. Confira!

 

Compreendendo o filtro de carvão Ativado

O carvão é obtido por meio da queima de matérias orgânicas. Entre eles é possível citar madeiras, casca de coco e ossos de animais. O processo se dá a partir da exposição dos materiais a temperaturas extremamente elevadas. Assim, nesse processo, ocorre uma mudança na estrutura do carvão. O material tem sua porosidade significativamente aumentada no processo, o que resulta em uma maior capacidade de adsorção.

Para a criação de filtros, é importante destacar que estas substâncias adsorvidas ficam retidas na superfície do carvão, sem que haja alterações em sua estrutura. Isso é diferente do processo de absorção. Neste último o elemento absorvido se une ao outro, e é isso que os difere. A esponja que infla ao absorver o líquido, alterando seu volume, por exemplo, passa por absorção.

Desta forma, devido a sua alta porosidade, o carvão ativado é bastante utilizado como elemento filtrante no Tratamento de Ar. Isso porque é onde existe a necessidade da atenuação de odores diversos. Assim, fixa em seus poros os odores de outras matérias, promovendo desta forma a purificação ou desodorização ambiente. 

 

O funcionamento eficiente do filtro de carvão ativado para odores em cemitérios

O filtro de carvão ativado para odores é, portanto, o método mais efetivo para a eliminação de odores. Seja para fumaça, produtos químicos e até para as fragrâncias mais fortes de algumas plantas, seu uso é indicado pela AirLink. Para isso, se faz necessário que o filtro de carvão ativado para odores esteja conectado com um exaustor compatível. O tamanho influencia na vazão. Sendo assim, vai sugar todo o ar da estufa que passa pelo filtro e novamente será expulso filtrado e sem odores.

E, para uma filtragem mais eficiente, o filtro deve ser instalado no início do sistema. É importante salientar também que a maioria dos modelos de filtro de carvão ativado para odores tem uma vida útil. Ela varia de 06 a 18 meses, necessitando substituição depois disso, recomendasse a utilização de pré-filtro.

O sistema autônomo de tratamento de gases do filtro foi desenvolvido de maneira eficiente com aproveitamento total para cemitérios. O sistema de troca gasosa propicia condições para a decomposição aeróbia. Sua eficácia se nota na produção de subprodutos menos nocivos à saúde humana e menos malcheirosos. 

 

 

 

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto