Entenda o que é HVAC-R e suas quatro principais funções

Publicado em: 11/04/2018

iStock / Getty Images Plus / JANIFEST O sistema HVAC-R possui quatro funções: aquecer, ventilar, condicionar e refrigerar.

A sigla HVAC diz respeito ao Heating, Ventilation and Air Conditioning, um sistema que possui três funções básicas: aquecer, ventilar e condicionar para deixar o ambiente interno mais climatizado, proporcionando maior conforto térmico. Além dele, existe o sistema HVAC-R (Heating, Ventilation, Air Conditioning e Refrigeration), que inclui a função de refrigeração.

Este é um tipo de mecanismo geralmente utilizado dentro de indústrias, com o intuito de controlar as condições ambientais, preservar máquinas e equipamentos, renovar o ar, controlar a umidade e garantir que os produtos fabricados se mantenham em perfeito estado. Para entender melhor o funcionamento de cada função, confira abaixo suas principais características:

Quatro funções do sistema de HVAC-R

Aquecimento

Responsável pela manutenção da temperatura do ambiente quando as condições climáticas estão mais baixas, o aquecimento possui duas principais classificações: central e local. Essas distribuições servem para transmitir o calor e tornar o ar do ambiente mais agradável. Para que todo esse processo seja possível, o sistema de aquecimento é composto por forno ou caldeira, bomba de calor e radiador.

Ventilação

Indispensável para a circulação do ar, a ventilação funciona retirando do ambiente o dióxido de carbono e deixando que o oxigênio entre — de modo que as pessoas presentes no ambiente respirem um ar mais fresco e puro. Esse sistema torna o ambiente mais seguro, minimizando a propagação de partículas contaminantes e deixando o local livre de odores e de umidade excessiva.

A ventilação pode ser realizada de duas formas: mecânica ou forçada e a natural. A primeira é utilizada para controlar a qualidade do ar interno do ambiente, enquanto a segunda tem a função de renovar o ar fresco local.

Ar-condicionado

Assim como a ventilação, o sistema de ar condicionado tem a função de controlar e remover o calor do ambiente e promover a ventilação, de modo a conferir maior conforto térmico para as pessoas. Para garantir total eficiência, é essencial que seja realizada uma limpeza periódica dos dutos de ar e a troca dos filtros de ar utilizados, evitando a propagação de doenças respiratórias e partículas contaminantes no ambiente. Lembre-se: a manutenção preventiva do ar-condicionado é essencial para evitar doenças e prevenir falhas inesperadas.

Refrigeração

Por último, o sistema de refrigeração tem como principal objetivo remover o calor ou uma substância do ambiente interno fechado, deslocando-os para uma área externa ou para um local em que não há nenhum problema de contaminação. Ou seja, tem a função de resfriar artificialmente um determinado ambiente para evitar que alimentos estraguem ou para viabilizar alguns processos.

Principais benefícios do sistema de HVAC-R

  • Filtração eficiente do ar;
  • Ambiente mais oxigenado;
  • Elimina os poluentes presentes no ar;
  • Evita a degradação de alimentos e outros produtos;
  • Diminui a propagação de doenças e partículas contaminantes;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Proporciona maior conforto térmico;
  • Deixa o ambiente com a temperatura ideal.

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto