Entenda a importância de um PMOC para manter a refrigeração da sua empresa

Publicado em: 24/02/2021

O PMOC para manter a refrigeração de ambientes grandes e com intensa circulação de pessoas é fundamental. Mas fazer isso em locais como empresas e indústrias, por exemplo, não é tarefa fácil. Porém, a qualidade do ar e da climatização de tais espaços é extrema importância e todas as empresas que trabalhem com ambientes climatizados devem prestar a devida atenção aos cuidados com sua refrigeração artificial.

Para se encaixarem nas normas constitucionais as instituições devem seguir a Lei Nº13.589. Sancionada em 2018, ela prevê que todos os estabelecimentos de uso coletivo devem dispor de um plano de manutenção e controle sobre sua refrigeração, um PMOC. As empresas que não se adequarem às especificações estão sujeitas a multa. 

 

O que é o PMOC e por que ele é importante?

A sigla representa o Plano de Manutenção, Operação e Controle e tem como objetivo principal estabelecer os procedimentos para o gerenciamento da refrigeração e climatização das empresas. O intuito é minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças causadas ou agravadas pela má qualidade do ar, como a rinite, a asma ou até mesmo a pneumonia. Ou seja, o PMOC se relaciona com a refrigeração e protege a saúde e o bem-estar de quem frequenta tais ambientes.   

Além disso, outro benefício da manutenção e controle da refrigeração dos ambientes é a preservação dos equipamentos de climatização. Sem os devidos cuidados previstos no PMOC, os ares condicionados podem ter uma queda de até 70% em sua vida útil. 

Quem pode fazer um PMOC?

O PMOC para refrigeração deve ser feito por uma empresa especializada em serviços biológicos e químicos que conte com engenheiros sanitários ou de segurança do trabalho. O planejamento é feito a partir de um período de acompanhamento para verificar quais operações e manutenções serão necessárias para cada caso. 

Como fazer um modelo PMOC? 

Apesar de não existir um padrão para o Plano de Manutenção, a lei prevê que certas estipulações devem ser contempladas em todos os planejamentos. Dentre os campos que o PMOC deve atender nos contratos de prestação de serviços das empresas especializadas estão:

  • A identificação do ambiente, ou seja, ao elaborar o PMOC é necessário especificar as informações gerais sobre o ambiente que será submetido às manutenções (dados como CNPJ, nome e endereço); 
  • A identificação do técnico responsável, alguém que seja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado, que poderá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • A relação dos ambientes climatizados em uma planta completa da empresa. O documento precisa conter a quantidade e tamanho dos espaços, bem como quantidade de aparelhos de refrigeração por ambiente;
  • As atividades que serão realizadas nos aparelhos. Após o acompanhamento e avaliação iniciais, a empresa prestadora dos serviços deve especificar quais os procedimentos que serão efetuados no PMOC;
  • Os controles de manutenção que devem ser feitos. 

Por fim, para aproveitar todos os benefícios de aparelhos que respondam a essas necessidades, conte com a Airlink. Trabalhamos com máxima eficiência e qualidade.

 

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto