Conheça um plano de manutenção preventiva de ar condicionado para empresas e indústrias

Publicado em: 28/11/2018

iStock / Getty Images Plus / AndreyPopov Ter um plano de manutenção preventiva de ar condicionado é essencial para a saúde e bem-estar das pessoas, oferecendo conforto ambiental e favorecendo seu bom desempenho.

A manutenção preventiva de ar-condicionado é uma intervenção previamente programada que tem o objetivo de realizar ajustes que visam a conservação do equipamento, de modo a minimizar a ocorrência de possíveis falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas mais sérios no futuro. Trata-se de uma medida essencial para garantir a saúde das pessoas e, portanto, é fundamental que empresas e indústrias contem com um plano de manutenção preventiva efetivo.

Os inconvenientes ocasionados pela falta de manutenção preventiva de um aparelho de ar-condicionado incluem tanto o mau funcionamento — o que implica em elevado consumo de energia e possibilidade de falhas repentinas — como o oferecimento de um ar de má qualidade para as pessoas, que podem desenvolver doenças respiratórias, infecciosas e/ou alérgicas.

Esses problemas são considerados críticos do ponto de vista ambiental e de saúde pública e, para evita-los, foi sancionada a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a realização de manutenção periódica do ar-condicionado em prédios públicos e privados (comerciais). O objetivo é justamente proporcionar às pessoas um ambiente interno de boa qualidade, além de minimizar o desenvolvimento de doenças.

Qual a importância do plano de manutenção preventiva?

Ter um plano de manutenção preventiva de ar condicionado é essencial em vários aspectos, já que estamos falando de um aparelho que interfere diretamente na saúde, no bem-estar, na percepção de conforto ambiental, no desempenho profissional e no desempenho geral de uma empresa ou indústria. (Leia mais sobre os problemas associados à falta de manutenção preventiva do ar-condicionado)

Mesmo quando se trata de um equipamento residencial, a manutenção é essencial para que o funcionamento não seja interrompido. Não é esse, no entanto, o único fator a ser levado em consideração: uma boa manutenção preventiva tem capacidade de preservar a integridade do aparelho, evitando que um pequeno problema danifique outros componentes e/ou peças de modo a comprometer a durabilidade do produto.

De modo geral, a manutenção preventiva consiste em uma verificação geral do funcionamento do aparelho, da conservação das peças e uma limpeza em itens como o filtro de ar, bandeja de condensado, ventilador e umidificador. Em uma empresa, o ideal é que a limpeza seja semanal, de modo a não comprometer a qualidade do ar dentro desse ambiente. Outro ponto é a limpeza do gabinete da unidade interna, que pode ser feita com um pano macio e seco.

Empresas que manipulam bens de consumo, por exemplo, não podem estar sujeitas a problemas de desempenho ou suspensão do funcionamento do aparelho, que podem comprometer até mesmo a qualidade dos produtos, principalmente em indústrias alimentícias, mas isso se aplica, também, os ambientes de uso coletivo.

Plano de manutenção preventiva de ar condicionado

Manutenção semanal

  • Limpeza do filtro de poeira.

Manutenção mensal

  • Limpeza da mangueira de drenagem;
  • Limpeza da bandeja de drenagem;
  • Verificação do encaixe das aletas.

Manutenção semestral

  • Limpeza da serpentina;
  • Ajuste dos contatos dos cabos elétricos no borne;
  • Limpeza do sistema de drenagem (caso exista);
  • Revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor;
  • Revisão do sensor de temperatura (caso exista);
  • Ajuste dos parafusos do gabinete;
  • Verificação dos capacitores;
  • Verificação dos calços;
  • Ajuste da hélice e motor;
  • Verificação sobre necessidade de substituição do fluido.

Manutenção anual

  • Substituição das pilhas do controle remoto;
  • Verificação do isolamento da tubulação existente entre as unidades;
  • Verificação do travamento da tubulação.


Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto