Atualizado dia 30 de Novembro de 2021
Os ambientes hospitalares geralmente são repletos de vírus, bactérias e fungos. Por isso, é extremamente importante que haja limpeza e higienização adequada dessas áreas, de modo a evitar possíveis contaminações dos pacientes e funcionários. Para garantir que esse cuidado seja seguido, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a norma 7256:2005, que classifica as áreas hospitalares de três formas: crítica, semicrítica e não crítica.
A área crítica é aquela que apresenta alto risco de transmissão de doenças infecciosas por conta da realização de procedimentos invasivos ou manuseio de equipamentos contaminados. Podemos considerar como áreas críticas: UTI neonatal, laboratório de patologia clínica, unidade de queimados, banco de sangue, área de lavanderia e farmácia.
A área semicrítica é aquela que possui um menor risco de transmissão de agentes infecciosos, mas que mesmo assim precisam de todo o cuidado para que não haja contaminação. Podemos considerar como áreas semicríticas: enfermaria, ambulatório, farmácia de medicamentos e banheiros.
Por fim, a área não crítica é aquela em que não existe nenhum risco de transmissão de doenças e não existe a presente de pacientes contaminados, tais como: recepção, almoxarifado, elevadores, administração, raio-X, ultrassom e área de tomografia.
A norma 7256:2005 também é responsável por estabelecer critérios básicos para o tratamento de ar em ambientes hospitalares, de modo a melhorar não apenas a qualidade do ar, mas auxiliar na saúde dos pacientes e profissionais, evitando a disseminação de doenças e infecções dentro das áreas críticas.
Existem diversos filtros de ar que podem ser utilizados dentro dessa área, tais como:
Estes equipamentos utilizam uma tecnologia de separação de partículas capaz de capturar a maioria dos microrganismos presentes no ar, eliminando até 99,9% das impurezas infecciosas das áreas críticas. Desta forma, é imprescindível o tratamento de ar adequado, pois ele contribui positivamente para a eliminação de bactérias e vírus presos pelo elemento filtrante e garante um melhor conforto térmico para as pessoas presentes no ambiente.
Nós, a AirLink Filtros, somos especialistas na instalação e manutenção de mantas filtrantes, filtros de ar, filtros de água e em equipamentos para filtragem em geral. Tendo o melhor custo-benefício do mercado e garantia de assistência técnica que dura até o período de manutenção dos equipamentos, nosso atendimento oferece o suporte ideal para hospitais e clínicas.
Clique aqui, conheça melhor nossos produtos ou solicite a visita de um dos nossos representantes. Respire tranquilo, AirLink Filtros está no ar!
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano de Oliveira RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!