Saiba quais os principais tipos de filtro descartável para ar condicionado industrial

Publicado em: 23/01/2019

Crédito: vchal | iStock / Getty Images Plus Como são vários os tipos de filtro descartável existentes. é preciso conhecer os detalhes de cada modelo.

De acordo com as normas técnicas específicas, são muito diversos e diferentes os modelos de filtro para ar condicionado sendo vendidos atualmente no mercado. Cada tipo de aplicação e utilização exige um modelo específico de filtro. Nesse post, feito de acordo com a ASHRAE e a EN 1899:2009, você vai conhecer alguns dos principais e mais comuns tipos de filtros de ar condicionado. De maneira geral, os filtros para ar condicionado podem ser separados por níveis de filtragem. Eles são normalmente divididos nas seguintes categorias:

  • Grossos – G0, G1, G2, G3 e G4;
  • Médios – M5 e M6;
  • Finos – F7, F8 e F9;
  • EPA – E10, E11 e E12;
  • HEPA – H13 e H14;
  • ULPA – U15, U16 e U17.

 

Filtros para ar condicionado e suas principais características

Cada uma das categorias elencadas acima define um filtro utilizado em determinada situação. Nos tópicos a seguir estão algumas das características mais importantes que diferenciam os filtros de ar condicionado citados:

  • De G0 a G4 – marca perda pressão final de até 250 Pa, sua arrestância varia entre 50% e 90% e geralmente é feito com caixilho duro de papel cartonado, filtro de poliéster e tela de metal fixa;
  • M5 e M6 – marca perda de pressão final de até 450 Pa, sua eficiência média para partículas de 0,4 μm varia entre 60% e 80% e geralmente é feito com caixilho duro de papel cartonado e filtro de manta ou poliéster plissado;
  • De F7 a F9 – marca perda de pressão final de até 450 Pa, sua eficiência média para partículas de 0,4 μm varia entre 80% e 95% e geralmente é feito com caixilho duro de metal, geralmente em aço galvanizado, inox ou alumínio, com filtro de microfibra de vidro plissado.

Já os filtros ULPA, EPA e HEPA possuem como principal atributo seu alto nível de eficiência, que pode chegar a quase 100%. São conhecidos como os filtros absolutos por não oferecerem quase nenhuma penetração para partículas.

Muitos se esquecem, entretanto, da troca regular dos filtros para ar condicionado, utilizado por empresas que possuem muitas máquinas ligadas ao mesmo tempo – como no ramo da indústria – e necessitam amenizar a onda de calor gerada por seu funcionamento.

A manutenção de um sistema de ar condicionado é um assunto que merece destaque especial sempre que abordamos o tema. Manter o bom funcionamento de toda a estrutura é essencial para cuidar do bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente, por exemplo. Se qualquer falha ocorrer no dia a dia, como o acúmulo de detritos nos filtros, todo o ar estará poluído em questão de segundos. Isso pode trazer sérias consequências para os sistemas respiratórios e a saúde dos funcionários, além de grandes dores de cabeça para a empresa, não é mesmo?

 

Precisando de ajuda com seu ar condicionado industrial?

A AirLink Filtros é especializada na instalação e manutenção de mantas filtrantes, filtros de ar, filtros de água e em equipamentos para filtragem em geral. Trabalhamos com o setor alimentício, indústria automotiva, cabines de pintura, edifícios comerciais, eletroeletrônicos, hospitais, laboratórios e metalurgia.

A AirLink Filtros conquistou o reconhecimento do público contando com uma ampla variedade de filtros, oferecendo aos clientes diversas possibilidades de escolha e atendimento sob medida para atender qualquer exigência por meio da dedicação de profissionais qualificados, que contam com experiência e ideias inovadoras.

Temos o melhor custo-benefício do mercado e oferecemos assistência técnica que dura até a manutenção dos produtos. Nossa meta é manter uma relação sólida com nossos clientes, indicando soluções ágeis e personalizadas. Clique aqui, conheça melhor nossos produtos ou solicite a visita de um dos nossos representantes. Respire tranquilo, AirLink Filtros está no ar!

 



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp