Conheça os principais tipos de elementos filtrantes utilizados em processos industriais

Publicado em: 11/07/2017

© Depositphotos.com / pengyou93 Os elementos filtrantes têm a função de proporcionar um ambiente puro e diminuir os riscos de contaminação por partículas nocivas presentes no ar.

Diversas indústrias utilizam os filtros de ar para garantir um ambiente livre de impurezas, uma vez que dentro desses locais há grande ocorrência de poeira, fumaça ou material particulado provenientes de processos industriais. Desta forma, os filtros são utilizados para assegurar aos funcionários e ao meio ambiente um espaço livre de contaminantes.

Esses filtros são aplicados de acordo com cada tipo de ambiente e objetivos a serem atingidos, ou seja, o que irá diferenciar cada tipo de aplicação será o elemento filtrante de ar a ser usado.

Os sistemas de filtragem de ar dentro das indústrias são compostos por mais de um tipo de elemento filtrante para proporcionar um ambiente totalmente puro e minimizar a possibilidade de contaminação de produtos químicos, vapores, óleos e outras partículas presentes no ar.

Existem alguns tipos de elementos filtrantes utilizados dentro dos processos industriais, por isso separamos abaixo os mais importantes.

Principais tipos de elementos filtrantes

Filtro Multibolsas: Classes de filtragem G3, G4, M5, M6, F7, F8 e F9 (ABNT)

Os filtros multibolsas possuem um meio filtrante com uma extensa área de filtragem, proporcionando uma alta capacidade de acumulação de partículas. Sua principal característica é a retenção gradativa das partículas presentes no ar, prevenindo o acúmulo das partículas superficiais e aumentando a vida útil do filtro.

Compostos por microfibras inertes, não tóxicas e não cancerígenas, sua moldura é fabricada em chapa de aço galvanizado, alumínio ou inox, provida de perfis metálicos separando as bolsas que promovem eficiência, resistência e estabilidade do equipamento.

Filtro Absoluto HEPA: Classes de Filtragem E11, H13, H14

O filtro absoluto HEPA é responsável pela purificação do ar, chegando a reter 99,99% das partículas maiores que 0,3 µm, o que garante um ambiente seguro e livre de impurezas. São fabricados em papel de microfibra de vidro e molduras que podem ser produzidas em chapa galvanizada, alumínio ou inox e vedação em EPMD.

Filtro de Carvão Ativado – Adsorção de odores/gases

O filtro de carvão ativado é um dos filtros mais utilizados na purificação do ar e no controle de poluentes, com alta capacidade de adsorção de odores, gases nocivos, corrosivos ou irritantes. Eles são compostos por células de carvão ativado granulado estruturado em madeira compensada, dotada de não tecidos de proteção em ambas as faces, garantindo toda a excelência em seu desempenho.

Para cada tipo de contaminante serão utilizados carvão ativado com tratamento específico para aumentar seu desempenho como, por exemplo, carvão catalisado composto de íons metálicos, principalmente de Fósforo tecnicamente depositado sobre a superfície interna dos poros de Carvão Ativado o qual é utilizado como suporte catalítico.

Carvão Ativado Catalisado com íons metálicos são específicos para a remoção de Amônia em fase gasosa para o tratamento de ar no controle de poluição ambiental principalmente em locais de alta concentração de Amônia como por exemplo nas máquinas Heliográficas, bem como na utilização em máscaras contra gases nos equipamentos de proteção individual EPI’s tipo K.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp