
Instalar um sistema de ar condicionado central na sua empresa é uma ação que supre as necessidades de manter o local em uma temperatura constante e que seja confortável e saudável para todos. Em geral, o tipo de equipamento utilizado para esta tarefa é o ar-condicionado central industrial, indicado especialmente para locais que utilizam muitas máquinas ao mesmo tempo — gerando uma grande onda de calor no ambiente.
Locais com características diferentes, mas que possuem a necessidade de manter o clima correto para garantir o bem-estar de muitos funcionários, também podem fazer uso deste tipo de sistema de ar condicionado. Vale lembrar, entretanto, que é necessário realizar uma manutenção adequada do equipamento para garantir que ele funcione sempre da melhor maneira possível. Trata-se de um cuidado tão importante que existe até uma legislação que obriga a manutenção do ar-condicionado.
A preservação do ar-condicionado é essencial não apenas para seu funcionamento, mas também para a saúde de todos que convivem no local refrigerado por ele. Se houver um problema no equipamento, como excesso de sujeira, o ar todo será contaminado. Consequentemente, isso prejudicará o sistema respiratório e todo o organismo dos trabalhadores.
Dicas para preservar o sistema de ar condicionado central industrial
Planeje antecipadamente
Antes mesmo de adquirir o sistema de ar condicionado central industrial, faça um bom planejamento de sua instalação. O primeiro passo é decidir pelo tipo de ar-condicionado mais apropriado para sua empresa. Em seguida, é preciso estudar o orçamento disponível para isso, bem como o espaço em que ele poderá ser instalado. O ideal é procurar por uma empresa que forneça o equipamento e já faça os trabalhos de manutenção e instalação.
Escolha o local mais adequado
Esta dica poderia estar dentro do planejamento, mas vale a pena ser destacada: o ar-condicionado não deve ficar virado diretamente para as pessoas, e o ideal é que ele fique em um local em que possa fazer o ar circular em todo o ambiente, da forma mais uniforme possível. O ar refrigerado diretamente nos funcionários fará mal para sua saúde e perderá todo o propósito de ser agradável.
Use filtros de ar
Todo o processo de condicionamento do ar envolve a filtração de uma série de poluentes da atmosfera, além de poeira. Sem um filtro de ar, essa sujeira será repassada juntamente com o ar renovado, levando sérios riscos à saúde de todos os presentes no ambiente — podendo, inclusive, piorar problemas já existentes de asma ou bronquite.
Tão importante quanto usar os filtros de ar é trocá-los com a frequência recomendada pelo fabricante. Há uma vida útil para cada filtro e ela deve ser respeitada. Sem trocas, eles deixam de realizar sua função principal de purificar o ar e ainda podem resultar em um cheiro desagradável.
Não exagere na temperatura
Cada pessoa pode ter uma preferência em relação à temperatura ideal do ar condicionado, e isso também depende do local e da temperatura ambiente. Ainda assim, não exagere. Os especialistas recomendam que a temperatura do equipamento fique entre 20º C e 24º C.



