ISO 16890: saiba tudo sobre a nova norma para filtros de ar

Publicado em: 11/05/2022

A norma ISO 16890 está em vigor há alguns anos, mas ainda é pouco conhecida do grande público, ela foi publicada no final 2016, mas as empresas tiveram um tempo para se adaptarem a essa nova norma.

Mas no que consiste a ISO 16890? Bom, a norma anterior era a EN779, que analisava o desempenho de filtros de ar. Porém, ela testava apenas um tamanho de partícula (0,4 µm). Por muitos anos, a norma EN799 foi muito útil e eficiente.

Os tempos mudaram e foi necessário criar uma nova norma levando em conta as condições reais de um ambiente industrial. Dessa forma, surgiu a ISO 16890. Ela mede a eficiência de um filtro de ar de acordo com sua capacidade de filtrar diferentes tamanhos de partículas.

Isso trouxe mais segurança para os filtros de ar e para a indústria em geral. Isto porque os resultados são melhores e mais próximos da realidade. Então, a seguir veja mais informações sobre a norma ISO 16890.

Norma ISO 16890 possibilita a escolha do filtro de ar mais adequado 

A aplicação da norma ISO 16890 possibilita a escolha mais adequada do filtro de ar por determinada indústria. Isso porque, após os testes, os filtros são classificados de acordo com sua eficiência de filtragem. Neste sentido, temos 4 categorias de classificação:

  • ISO ePM1;
  • ISO5;
  • ISO ePM10;
  • ISO

Assim, a letra “e” se refere a eficiência de filtragem e “PM” refere-se ao tamanho da partícula. Já “Coarse” significa “pó grosso”, ou seja, partículas maiores. Com isso, o grande diferencial dessa norma é que ela mede a capacidade de filtragem de partículas que vão de 0,3 µm a 10 µm. Assim, 0,3 µm consiste na menor partícula passível de filtragem por determinados filtros.

Então, a aplicação da norma ISO 16890 garante maior eficiência dos filtros, pois mostrará um “caminho” para o fabricante seguir. Além disso, com essa classificação mais completa, uma empresa poderá escolher o filtro de ar mais adequado de acordo com suas operações.

Porém, a ISO 16890 segue em fase de aprimoramento e não quer dizer que outras normas devem ser “descartadas”. Muito pelo contrário, o objetivo é aperfeiçoar normas já existentes, criando um padrão global. Assim, normas regionais, por exemplo, com o tempo podem ser substituídas pela norma ISO 16890.

Por fim, e aqui entramos no objetivo principal de qualquer norma, a finalidade é melhorar a qualidade do ar em diversificados ambientes. Com o passar dos anos, as pesquisas sobre a importância da qualidade do ar avançaram. Assim, elas mostraram ou reafirmaram que a filtragem de ar é de suma importância para a saúde das pessoas.

Filtros industriais é na Airlink

A qualidade do ar que você respira é fundamental para uma melhor qualidade de vida. E nós, da Airlink, temos consciência disso. Com anos de experiência no setor de filtros de ar industriais, nossa empresa conta com o que há de melhor no mercado. São itens completos e eficientes que vão garantir uma excelente filtragem de ar para a sua empresa. Além disso, trabalhamos com os principais tipos de filtros existentes no mercado e auxiliamos o cliente na escolha certa. Entre em contato conosco e saiba mais.



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp