
Ao entrar em um ambiente fechado, seja em uma sala pequena ou em grandes ambientes, não imaginamos a complexidade necessária para promover a climatização e limpeza do ar dentro deste local. Não basta apenas ventilar os ambientes, é preciso higienizar, manter a umidificação e, para isso, retirar os elementos impróprios para o respiro contínuo. Neste momento, nos lembramos do famoso e necessário ar condicionado. Para locais maiores, sistemas de tubulação são projetados. Qualquer sistema requer um filtro que retire as impurezas do ar e é neste momento que os filtros de categoria HEPA fazem a diferença na microbiologia do ambiente.
Com o nome cuja abreviação vem de “High Eficiency Particulate Air”, o HEPA é considerado um filtro absoluto, que contém o máximo de eficiência na filtragem do ar. Possui tecnologia que separa as partículas sendo capaz de eliminar 99,9% das impurezas. Sem dúvida é a melhor aposta para garantir um ar puro e saudável dentro do ambiente fechado.
O que faz a diferença no filtro HEPA são a espessura do filtro e o diâmetro das fibras, mas a matemática não é tão simples assim. A tecnologia de um filtro HEPA permite a retenção de partículas contaminantes minúsculas, pois três funcionalidades combinam entre si para que a filtragem chegue a nível quase completo: interceptação, impacto e difusão, que eliminam microorganismos como ácaros, vírus e bactérias. Entenda melhor como as partículas são presas no filtro HEPA:
- Interceptação: As partículas seguem o fluxo de ar, entram em contato com a fibra e ficam presas a ela.
- Impacto: Enquanto seguem o fluxo de ar, as partículas de grandes dimensões se chocam com as fibras. Este impacto aumenta com a diminuição da separação entre as fibras e com o aumento da velocidade do fluxo de ar.
- Difusão: A colisão de moléculas de gás com as partículas menores de 0,1 mícron, impede e retarda a passagem de micromoléculas através do filtro. Este mecanismo aumenta a probabilidade de que uma partícula seja retida no mecanismo de impacto ou interceptação, aumentando a eficácia do bloqueio os microorganismos.
Filtro HEPA é importante para a microbiologia de qualquer local
Os filtros HEPA são tão eficientes que, com o passar do tempo, foram exportados para além das tubulações da indústria. Com a limpeza do ar garantida, veja em quais equipamentos encontramos filtro absoluto HEPA:
- Hospitais – Os filtros HEPA tem papel importante para evitar a disseminação de bactérias e vírus através do ar e, consequentemente, de infecções. Geralmente, nos sistemas de filtro HEPA com fins médicos também são utilizados sistemas de luz ultravioleta para eliminar bactérias e vírus vivos aprisionados pelo filtro. Existem unidades de filtro HEPA capazes de reter até 99,995% das impurezas, o que garante um altíssimo nível de proteção contra doenças transmitidas pelo ar.
- Aspiradores de pó – Alguns modelos de aspiradores de pó residenciais possuem filtros HEPA como parte dos seus sistemas de filtração. A ideia de expor a tecnologia para um utensílio doméstico beneficia a saúde de todos os habitantes da residência, uma vez que elimina ácaros, vírus e bactérias, porém é benéfica, especialmente, para portadores de doenças respiratórias e alergias, devido ao poder do filtro de deter micropartículas que desencadeiam doenças. Mas, atenção, alguns modelos de mercado possuem o filtro HEPA, mas não a projeção correta para que o ar seja retido. Para que um filtro HEPA em um aspirador de pó funciona verdadeiramente, o aparelho deve expelir todo o ar sugado através do filtro, sem qualquer parte do ar saia por outro lugar. Geralmente são modelos com motor mais potente devido à alta densidade do filtro.
- Aviões – Aviões modernos como os produzidos pela Boeing utilizam filtros HEPA para minimizar a propagação de vírus e bactérias por meio do ar recirculado, sendo a melhor opção para limpeza do ar em ambientes que ficam muito tempo sem que aconteça troca de ar.
Cuidados com o filtro HEPA
Mesmo sendo uma tecnologia extremamente eficaz o filtro de ar HEPA requer cuidado e manutenção. Afinal é uma peça que requer investimento e necessita de cuidados. Pensando nisso, especialistas do mercado sugerem que junto com o filtro HEPA seja utilizada uma camada de pré-filtro e outra de filtro fino.
O pré-filtro tem a função de reter as partículas mais grossas, que podem surgir com a entrada de ar externo, por exemplo. Já o filtro fino tem a função de segurar a maior parte das partículas, pois é um filtro intermediário entre partículas grossas e os microorganismos que só o filtro HEPA retém.
Utilizar essa junção de filtros não significa subutilizar o filtro HEPA, mas sim de aumentar sua vida útil, pois os pré-filtros e filtros finos são aquisições mais econômicas, o que reduz os investimentos da empresa.
Quer trocar os filtros de ar? Fale com a Airlink!
A Airlink é especialista em instalação e manutenção de filtros HEPA e demais modelos de filtro de ar. Atendemos todos os segmentos desde indústrias a hospitais. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e solicite a visita de um dos nossos representantes.
Imagem: alex_ugalek | iStock / Getty Images Plus




