
O ar condicionado de precisão é um sistema que atende a ambientes específicos, nos quais a menor diferença ou variação de temperatura pode causar danos e prejuízos à produtividade. Trata-se de um equipamento diferente do ar-condicionado convencional, que proporciona conforto térmico e bem-estar, mas que não possui nenhum dispositivo de precisão quanto à manutenção da temperatura.
O uso do sistema de ar condicionado de precisão é indicado para a preservação de data centers, salas de servidores, centrais de transmissão de telefonia, ambientes de aplicação em óleo, gás e mineração, salas de computadores, salas mecânicas, laboratórios, gabinetes de rede e mais. Quaisquer outros cômodos que requerem alto controle da temperatura e da umidade também se beneficiam do ar-condicionado de precisão.
Por mais que os sistemas de ar condicionado convencionais sejam de qualidade (inclusive os centrais), não é possível confiar neles completamente para situações desse tipo, que requerem precisão na regulação da temperatura.
Sistema de ar condicionado de precisão: como funciona?
As principais características do sistema de precisão são:
- Alta vazão de ar;
- Alto fator de calor sensível;
- Métodos de proteção e redução do consumo de energia;
- Controle de condensação;
- Controle de umidade;
- Controle de temperatura;
- Baixa necessidade de manutenção.
Essas qualidades são essenciais para a preservação dos equipamentos, máquinas e produtos nos ambientes que estarão sendo climatizados. É importante notar também que cada local terá suas próprias especificações de temperatura, controle de umidade e outras funções. No caso de data centers, por exemplo, a temperatura ideal é de 21°C ou 22°C, enquanto a umidade relativa deve ficar entre 45% e 55% e a qualidade de ar deve ser mantida por filtros de ar plissados, para evitar a presença de contaminantes.
É recomendado que o ar-condicionado de precisão seja posicionado próximo aos servidores para economizar nos gastos de energia. Além disso, a altitude afeta o funcionamento de qualquer sistema de ar condicionado: quanto mais alto, menos eficaz, já que a massa de ar utilizada para o processo climatizador fica mais rarefeita no alto.
Manutenção do sistema de ar condicionado de precisão
Para a manutenção do sistema, fique atento a variáveis como:
- Temperatura do retorno do ar/entrada de água (quando o sistema é por expansão direta, no primeiro caso, e apenas por água gelada, no segundo);
- Temperatura do ambiente externo;
- Regulagem da vazão de ar (nos sistemas por água gelada);
- Interferências físicas (como dutos, cabos, máquinas ou qualquer outra barreira para a troca térmica).


