
Com a chegada do verão, a época mais quente do ano, a tendência é que o uso do ar-condicionado aumente consideravelmente em todo o País. Para garantir um melhor funcionamento do equipamento, é indicado verificar se a limpeza e manutenção do equipamento estão em dia.
O que poucas pessoas sabem é que os filtros de ar, quando estão sujos, impossibilitam que o fluxo correto do ar funcione adequadamente, comprometendo o sistema e diminuindo o rendimento normal do ar-condicionado. Além disso, a presença de sujeira é o principal responsável pelo surgimento e proliferação de fungos, bactérias, ácaros e alérgenos (pó e poeira) — que fazem com que as pessoas desenvolvam problemas de saúde e doenças como asma, gripe, resfriados e infecções respiratórias.
A falta de manutenção e limpeza do ar-condicionado, portanto, pode provocar diversos riscos a saúde e bem-estar dos indivíduos. Quando o aparelho está instalado em ambientes onde há uma grande circulação de pessoas — como em shoppings, empresas e hospitais —, é necessário ter ainda mais atenção. Especialistas indicam que a manutenção e a troca dos filtros sejam ações realizadas periodicamente, de modo a preservar a saúde, garantir o funcionamento adequado do equipamento e minimizar os gastos de energia.
Filtros de ar para ar-condicionado
Os filtros de ar são os principais responsáveis por remover poluentes como poeira e fumaça e oferecer um maior conforto térmico ao ambiente. Os dois principais filtros utilizados no sistema de ar condicionado são:
Filtro Hepa – Classe filtragem H13/H14
Também chamado de filtro absoluto, este é um dos modelos mais eficientes que existem, chegando a eliminar do ambiente 99,97% das partículas de 0,3 mícron. Esse elemento filtrante é utilizado com maior frequência em salas limpas, ambientes hospitalares, áreas industriais e onde existe a necessidade de purificar o ar para conservação de produtos.
Filtro de Carvão Ativado
O filtro de carvão ativado é indicado para a adsorção de odores, gases nocivos, corrosivos ou irritante. Este modelo é composto por uma carcaça em chapa de aço galvanizado, sendo um dos mais utilizados na purificação do ar e no controle de poluentes.
Filtro de metálicos telas corrugadas – Classe de filtragem G1 (ABNT)
Composto por uma moldura de chapa de aço galvanizado e meio filtrante em telas corrugadas sobrepostas, o filtro de ar metálico garante ao ambiente uma boa eficiência durante a filtragem primária. Suas principais vantagens são: velocidade elevada, baixa perda de carga, alto poder de retenção de poeira e material lavável.
Filtro de ar descartável – Classe de filtragem G3/G4 ou M5
O filtro de ar descartável é geralmente utilizado em grande escala dentro das indústrias, com o objetivo de eliminar as partículas contaminantes e maus odores, além de limpar o ambiente e deixá-lo confortável e agradável para as pessoas presentes no local. Este modelo é constituído por uma manta de fibra sintética ou de vidro, com grande capacidade de acumulação de pó.
Filtro plissado – Classe de filtragem G3/G4 ou M5
Esse modelo é um filtro com área de filtragem estendida, proporcionando maior vida útil se comparado com filtros tradicionais planos. É utilizado para reter pequenas partículas, poeira, elementos tóxicos e contaminantes presentes do ar. Extremamente eficiente, o filtro plissado é a melhor alternativa quando existe no ambiente a produção de pó e outros materiais de pequenas dimensões.
Dica importante: é fundamental ficar atento a alguns sinais que indicam quando é hora de substituir o filtro de ar do seu ar-condicionado, que são: cheiro forte ao ligar o equipamento, cheiro de mofo e baixo rendimento durante o seu funcionamento.


