O processo de manutenção no sistema de pressurização de escadas de incêndio é fundamental em prédios comerciais e também residenciais. Dentro deste cenário, a capacidade de filtragem é essencial para garantir que o ambiente fique livre de fumaça e também de gases tóxicos. Mais do que uma orientação, é uma determinação técnico do Corpo de Bombeiros (Instrução Técnica Nº13/2011).

Pressurização de escadas de incêndio: pontos de atenção
- O sistema: é composto por alguns elementos de alto padrão e que são indispensáveis, como ventiladores com motor elétrico, venezianas com filtros metálicos G1 (ABNT) e grelhas de insuflamento.
- Pontos de saída: os responsáveis pela elaboração do projeto de pressurização devem redobrar a atenção em relação aos pontos de saída, que devem ser balanceados para que o ar saia em cada grelha da forma correta, sem sobrecarregar uma ou outra.
- Objetivo: a pressurização de escadas de incêndio tem como foco principal a eliminação de fumaça e gases tóxicos que podem ser gerados em incêndios, permitindo a saída segura de pessoas de edifícios e o próprio trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros.
Pensou em filtros industriais, pensou AirLink Filtros
Com o know-how de quem trabalha há muitos anos com filtros e mantas filtrantes, a AirLink Filtros é a escolha certa para quem procura qualidade, durabilidade e confiança. Todos os produtos atendem aos mais rigorosos padrões de eficácia e você ainda conta com um atendimento personalizado e transparente de profissionais que realmente entendem do assunto. Confira: fale com um dos nossos especialistas!
Informações complementares
- O suprimento de ar que será utilizado no sistema de pressurização jamais pode proporcionar risco de contaminação pela fumaça.
- Dutos de alvenaria podem ser utilizados em casos de superfície interna rebocada ou mesmo superfície revestida. Os dutos facilitam a obtenção de superfícies lisas e também facilitam no estancamento de vazamentos.
- O fornecimento elétrico para o sistema de pressurização deve estar assegurado.
- O alarme de uso manual deve estar disponível, mesmo quando o sistema de detecção para acionamento estiver funcionando normalmente.
- Distâncias mínimas para instalação das saídas de ar devem ser respeitadas, conforme padrões determinados pela Instrução Técnica Nº13 do Corpo de Bombeiros.
Classes de filtragem G1 (ABNT – NBR 16101)
Considerando o modelo de filtro usado em sistemas de pressurização de escadas de incêndio, os filtros G1 (ABNT) são desenvolvidos com uma série de propriedades técnicas que o tornam aptos a certos tipos de aplicação, com base em seus principais aspectos. Vale destacar!
Características do Filtro G1 (ABNT)
- Alta capacidade na retenção de particulado grosso;
- Lavável e reutilizável;
- Admite velocidades elevadas;
- Baixa perda de carga estática;
- Podem ser fabricados em diversas dimensões, mediante consulta.
Outras principais aplicações do Filtro G1 (ABNT)
- Pressurização de escadas de emergência.
- Pré-filtragem para filtros grossos, médios, finos e absolutos;
- Utilizados em cozinhas industriais (Coifas);
- Sistema de ventilação, exaustão e tomadas de ar externo;
- Névoa de óleo industrial;
- Indústrias siderúrgicas.



