© Depositphotos.com / thelefty Tanto a capela de fluxo laminar quanto a cabine de segurança biológica são usadas dentro dos laboratórios para reduzir ou eliminar os riscos de contaminantes.
Atualizado dia 30 de Novembro de 2021
Dentro dos laboratórios químicos, podem ser encontrados diversos tipos de contaminantes que são potencialmente prejudiciais à saúde dos profissionais. Por isso, é muito importante que esses locais tenham equipamentos específicos que proporcionem a proteção de quem habita o ambiente laboral. É o caso, por exemplo, da capela de fluxo laminar e da cabine de segurança biológica.
Ambos os equipamentos são utilizados para reduzir ou eliminar os riscos dentro dos laboratórios, de modo a proteger os usuários e as amostras durante os procedimentos. Porém, a escolha entre os dois tipos deve ser feita de acordo com a necessidade a ser suprida, pois cada um possui uma especificação diferente.
Mas qual a diferença entre esses dois equipamentos? Descubra abaixo!
As especificações de cada modelo acabam ficando mais evidentes, à medida que é necessária a aquisição de um equipamento como este para aplicar em uma determinada atividade operacional. Para entender a utilidade, às diferenças e em qual cenário é recomendado cada uma, confira a seguir:
Esse equipamento é utilizado dentro dos laboratórios para promover a recirculação de 100% do ar, criando áreas de trabalho estéreis para o manuseio de materiais biológicos que não podem sofrer contaminação do meio externo, garantindo a proteção das amostras manipuladas.
A capela é subdividida em duas categorias:
Também conhecida como capela de segurança biológica, esse equipamento é utilizado para promover a proteção tanto dos usuários quando das amostras manipuladas e do meio externo, de forma a renovar 100% do ar. Esse processo acontece porque a cabine opera com pressão negativa, evitando a saída do ar contaminado para o ambiente. Vale destacar que esse efeito é possível apenas com substâncias de baixo e moderado risco biológico, não comportando o manuseio de produtos tóxicos ou voláteis.
A cabine pode ser subdividida em três tipos:
" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".
ADRIANA ASSUNÇÃO"A AirLink é a melhor no ramo! Conseguem atender nossas necessidades com um preço excelente e o prazo de entrega mais rápido que encontramos!".
Adailton C. Cardoso Aliansce Sonae-brMalls / Allos"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".
Cristiano RischiottoPor favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!