Hoje vamos falar sobre a temperatura ideal do Data Center. Este é um ambiente que abriga todo o sistema operacional de uma empresa. Também chamado de Centro de Processamento de Dados, ele reúne todos os servidores de uma instalação.

Diante de sua importância, o bom funcionamento de um Data Center é fundamental para a saúde geral da empresa. Se o local sofrer algum tipo de dano, todos os dados armazenados da empresa podem ser perdidos, entre outras consequências.
Sendo assim, manter a temperatura ideal do Data Center de uma empresa é garantir seu pleno funcionamento. Mas esta é uma missão importante e, ao mesmo tempo, difícil.
Temperatura ideal do Data Center
Antigamente, os Data Centers exigiam um grande consumo de energia elétrica e emitiam muito calor. Isso acontecia por diversos motivos, incluindo o tipo da tecnologia utilizada e os vários equipamentos necessários. Por isso havia a necessidade de manter as temperaturas bem baixas, entre 17°C e 20°C.
Hoje em dia, um Data Center também exige uma grande estrutura. Mas o avanço tecnológico e outros fatores fazem com que a temperatura seja bastante variável. Essa questão ainda é bastante discutida, mas atualmente esses ambientes podem funcionar em temperaturas um pouco mais altas.
A ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) recomenda que a temperatura fique entre 18°C e 27°C. Já a umidade relativa do ar deve ficar entre 40% e 55%. Mas isso não é definitivo. Cada Data Center exige um nível de temperatura. Tudo depende do seu tamanho, consumo de energia e calor emitido.
Definindo a temperatura ideal do Data Center
Para definir a temperatura ideal para o Data Center de uma empresa, vários fatores precisam ser levados em consideração:
- Tamanho do Data Center;
- Número de servidores;
- Localização de sua estrutura;
- Clima local;
- Recomendação dos fabricantes.
A limpeza e a troca de filtro ajudam na climatização do Data Center
Uma climatização eficiente é o ponto principal para o bom funcionamento de um Data Center. Sem este fator, o ambiente ficará vulnerável e assim a empresa toda perde com isso.
Dessa forma, quando se fala em uma climatização, é preciso ter em mente duas situações: a limpeza e a troca de filtro de ar. Estes são dois pontos que precisam de atenção especial.
Um dos filtros mais utilizados para um Data Center é o Filtro de Ar Plissado. Esse tipo de filtro apresenta diversas vantagens, entre elas:
- Alta capacidade de filtragem;
- Consumo baixo de energia;
- Vida útil elevada;
- Graças ao seu tamanho, o espaço físico é melhor aproveitado.
A AirLink Filtros Industriais oferece o tipo de filtro certo para o seu Data Center, pensando na excelência do sistema de climatização.
As principais funções da climatização em um Data Center
No Data Center, um sistema de climatização possui três principais funções:
- Controle de temperatura: é normal o aquecimento dos equipamentos de um Data Center. No entanto, isso pode danificar o sistema, queimar componentes e até interromper seu funcionamento. Uma pausa pode causar enorme prejuízo para a empresa. Por isso é necessário definir qual a temperatura ideal para o Data Center e, o mais importante, conseguir manter essa temperatura;
- Controle de umidade: a umidade do ar em um Data Center precisa ficar sempre em torno de 50%. Uma umidade muito baixa pode gerar uma carga eletrostática, o que acarretará na queima de componentes eletrônicos. Já uma umidade muito alta pode fazer a água condensar dentro dos servidores;
- Controle de qualidade do ar: partículas sólidas, como poeira, podem danificar o Data Center. A climatização precisa possuir um sistema de filtragem que seja capaz de manter o ar limpo. Assim, a limpeza ou troca de filtro de ar, nesse caso, se torna essencial para o controle de qualidade do ar.



