4 principais questões a serem observadas na manutenção preventiva de filtros

Publicado em: 27/02/2019

Crédito: BackyardProduction | iStock / Getty Images Plus Manutenção preventiva de filtros é um dos serviços mais importantes para garantir uma refrigeração de ar eficaz.

Como todo e qualquer tipo de equipamento, o ar-condicionado também exige atenção redobrada quando pensamos em sua manutenção. É essencial adotar políticas periódicas para revisar todos os elementos que possibilitam seu funcionamento. Dentro deste cenário, a manutenção preventiva de filtros é um dos serviços mais importantes.

Pensando na conservação do equipamento, a manutenção preventiva dos filtros tem papel fundamental para evitar que problemas mais graves apareçam com o tempo. Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva é realizada antes do surgimento dos problemas/falhas em si e tem com objetivo a verificação prévia de todas as funções. No caso dos filtros e do  ar-condicionado em si, tal serviço é baseado em quatro principais questões, sabia? Confira na sequência do post

 

Manutenção preventiva de filtros de ar-condicionado: 4 questões que devem ser observadas

O serviço de manutenção preventiva de filtros de ar-condicionado é complexo e deve ser realizado com atenção redobrada por todos os profissionais envolvidos. Aliás, por falar na força de trabalho responsável, é essencial que estes sejam técnicos especializados, com treinamentos específicos para a função. Também é fundamental que passem por atualizações periódicas de conhecimento e das novas tecnologias empregadas. Sobre as quatro questões que devem ser observadas, são estas:

 

1- Limpeza: quando pensamos em filtros de ar-condicionado, pensamos na limpeza. É a questão principal e que merece atenção redobrada em um serviço de manutenção preventiva de ar-condicionado: limpeza do trocador de calor da unidade externa (do condensador) e interna (evaporador); limpeza ou substituição dos filtros; limpeza dos ventiladores internos e externos;

2 – Testes elétricos: também é preciso realizar testes específicos para verificar se tudo está funcionando perfeitamente. Verifique, neste ponto, o estado de conservação dos componentes elétricos, a tensão e corrente elétrica.

3 –  Partes físicas: confirme se todos os parafusos de fixação dos ventiladores estão bem apertados e se partes móveis do ar-condicionado estão lubrificadas. Verifique também as conexões, flanges e demais fixações do equipamento. Tal procedimento pode evitar o aparecimento de ruídos, vibrações e até mesmo vazamentos.

4 – Trocas: se identificar problemas graves ou situações que podem evoluir para problemas graves, realize substituições, como de fiação avariada e terminais oxidados. Se necessário, também promova a troca do amortecedor do motor dos ventiladores e do compressor.

 

Dica extra: adote um padrão para realização da manutenção preventiva de filtros e do ar-condicionado. Você pode, por exemplo, montar um check-list com todos os itens que devem ser observados pelo profissional responsável pelo serviço.

 

Manutenção preventiva de filtros é com a Airlink!

A Airlink trabalha há anos no mercado e é uma empresa especializada em manutenção preventiva de filtros de ar-condicionado. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que trabalham com as ferramentas certas para realizar todos os procedimentos necessários durante um serviço de manutenção preventiva de filtros.

Além deste serviço, a Airlink também trabalha com linhas de alta qualidade quando assunto é manta filtrante, filtros de ar em geral  filtros de água e em equipamentos para filtragem em geral. Tal variedade soluções está presente nos setores alimentício e automotivo, em cabines de pintura e edifícios comerciais, na fabricação de eletroeletrônicos, dentro de hospitais, laboratórios e na  metalurgia em geral.

Ao longo dos anos, construímos uma reputação de destaque e conquistamos clientes exigentes. Oferecemos ampla variedade de filtros e serviços sob medida para atender qualquer exigência. Contamos com a dedicação de profissionais qualificados, experientes e com ideias inovadoras. Quer saber mais detalhes? Entre em contato clicando aqui e conheça as linhas de produtos e os serviços disponíveis. Aproveite e solicite a visita de um representante credenciado.

 

Respire tranquilo, AirLink Filtros está no ar!

 



Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp