
O sistema conhecido pela HVAC (Heating, Ventilation and Air-Conditioning ou em português Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) é composto por três mecanismo de climatização e refrigeração que, quando unidos, proporcionam um maior conforto térmico e são capazes de manter a qualidade do ar adequado ao ambiente.
Indicado para salas limpas e indústrias como a farmacêutica e alimentícia, esse sistema tem como função captar o ar externo, que passa por vários processos de filtração até chegar ao ambiente. Entretanto, este ar externo deve ser captado de locais em que não haja contaminação, partículas nocivas, insetos ou calor.
O sistema de HVAC é formado por uma caixa metálica que contém ventiladores mecânicos, elementos filtrantes, trocadores de calor, atenuadores de ruídos e grelas de entrada e saída de ar. Além disso, o equipamento possui diversos filtros de ar para não perder sua eficiência durante o processo de filtração, sendo esses filtros grossos, médios, finos e absolutos (Hepa).
Os filtros absolutos Hepa são os principais responsáveis pela parte final do processo de filtração e tratamento do ar, pois eles possuem alta eficiência e chegam a eliminar até 99,99% das impurezas do ar. Porém, para manter o bom funcionamento e a eficiência do sistema HVAC na indústria farmacêutica, é preciso seguir algumas dicas básicas:
6 dicas básicas para manter um bom sistema HVAC na indústria farmacêutica
- Instale o equipamento no local mais adequado;
- Faça testes depois que o aparelho for instalado, verificando se tudo está funcionando como se espera;
- Troque os filtros de ar periodicamente, para que o equipamento não perca sua eficiência;
- Instale face-pass / by-pass na serpentina de resfriamento, para minimizar a carga de aquecimento do ar;
- Ajuste a temperatura e umidade do sistema para manter o conforto térmico no ambiente;
- Realize as devidas manutenções periodicamente.
Benefícios de ter um sistema HVAC na indústria farmacêutica
Instalar o sistema de HVAC na indústria farmacêutica é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de evitar que possíveis contaminantes e partículas nocivas prejudiquem os produtos que são fabricados e armazenados no local. Confira abaixo alguns dos principais benefícios do sistema HVAC:
- Minimiza o número de poluentes e contaminantes presentes no ar;
- Ajuda a diminuir e/ou eliminar fungos e mofos;
- Aumenta a produtividade dos colaboradores;
- Proporciona maior conforto térmico;
- Aumenta a oxigenação do ambiente;
- Maior economia de energia;
- Controle preciso e mais eficiente dos parâmetros críticos ambientais das salas de produção.


