Saiba qual peridiocidade para fazer uma manutenção preventiva de ar-condicionado industrial

Publicado em: 25/04/2018

iStock / Getty Images Plus / sturti A manutenção preventiva do ar-condicionado é essencial para prevenir problemas de saúde e evitar gastos excessivos com reparos no equipamento.

Contar com um aparelho de ar condicionado industrial é sinônimo de inúmeras vantagens: além de deixar o ambiente climatizado, o dispositivo deixa o ambiente livre de impurezas, garante o bem-estar de todos e uma melhor conservação dos produtos que são produzidos e armazenados no local.

Todos esses benefícios, porém, podem ser frustrados quando não é realizada uma adequada manutenção preventiva do aparelho. Este tipo de procedimento, quando realizado no tempo certo e da maneira correta, pode prevenir problemas de saúde para os funcionários, evitar gastos excessivos com reparos e colaborar com a economia de energia elétrica (confira alguns mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar- condicionado).

Manutenção preventiva de ar-condicionado: etapas do processo

Para realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado industrial, o método é praticamente o mesmo de um aparelho comum usado em residências ou em ambientes menores. Porém, ele é um pouco mais árduo em virtude do tamanho e da capacidade de resfriar um espaço maior. Por isso, três etapas compreendem a manutenção preventiva do ar-condicionado industrial. São elas:

Limpeza

Esta etapa deve ser feita em todos os compartimentos e utensílios que fazem parte do ar-condicionado industrial, o que inclui: filtros de ar, bandeja de condensamento, serpentinas de resfriamento, umidificador, ventilador e filtro de ar externo.

Todos esses itens, caso ainda estejam em boas condições de uso, precisam ser lavados com água e sabão neutro para que todos os vestígios de poeira e outras impurezas sejam eliminadas completamente. Caso seja necessário realizar a substituição de algum desses componentes, este é o momento.

Sanitarização

Embora a lavagem já seja capaz de eliminar boa parte da sujeira que o ar-condicionado acumula, ainda é necessário destruir vestígios impuros que ficam concentrados em partes mais difíceis de serem alcançadas. Nesse caso, é preciso usar um produto sanitizante capaz de remover essas impurezas de modo que elas não se propaguem quando o aparelho for ligado.

Não há restrição quanto ao acionamento do aparelho em seguida, mas é bom deixar o produto agir por pelo menos meia hora até que se tenha certeza de que todas as bactérias e sujeiras foram devidamente eliminadas.

Manutenção preventiva do ar-condicionado: qual a periodicidade?

Ao realizar todos os processos de limpeza e sanitarização, é preciso respeitar a periodicidade para lavar cada parte do ar-condicionado. Esse intervalo de tempo pode ser seguido de acordo com a intensidade do trabalho ou com o tipo de impureza propagada no local. Levando isso em conta, cada estrutura apresenta um tempo máximo de uso até a próxima lavagem:

  • Filtros para tomada de ar externo classe de filtragem G1 (ABNT): lavagem semanal (se não houver necessidade de descarte);
  • Bandeja de condensamento: lavagem mensal;
  • Serpentinas de resfriamento: lavagem a cada 3 meses;
  • Umidificador: lavagem a cada 3 meses (se não houver necessidade de descarte);
  • Ventilador: lavagem semestral (caso seja necessária uma lavagem antes desse período, faça e confira se não precisará de troca);
  • Filtro de ar interno classes G4 ou M5 (ABNT): substituição deve ser feita quando saturado ou, no máximo, a cada 3 meses.


Produtos deste artigo

confira os depoimentos de quem confia na airlink filtros

" A MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES, agradece a AIRLINK FILTROS pela qualidade dos produtos e serviços prestados".

ADRIANA ASSUNÇÃO

"Nós da TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA estamos satisfeitos com os serviços prestados pela empresa AIRLINK FILTROS, sinônimo de qualidade e compromisso com o cliente".

Cristiano de Oliveira Rischiotto
Whatsapp

Fale por Whatsapp